Alunos mostram preocupação com sustentabilidade em projetos na 11ª Feteps

Feira, que neste ano é virtual, tem aproximadamente 50 trabalhos que trazem contribuições para a preservação do meio ambiente usando conhecimento e tecnologia em prol da sustentabilidade, em 11 diferentes eixos temáticos

20 de outubro de 2017 10:00 am Etec, Fatec

Feteps tem aproximadamente 50 trabalhos que trazem contribuições para a preservação do meio ambiente l Foto: Divulgação

A 11ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), a primeira em ambiente virtual, está no ar até 10 de novembro, com apresentação de projetos de estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com propostas para solucionar problemas do cotidiano. Muitos deles mostram a preocupação dos estudantes com o meio ambiente e usam conhecimento e tecnologia em prol da sustentabilidade.

Entre os 176 projetos de Etecs e 62 trabalhos de Fatecs expostos no site da Feteps, aproximadamente 50 têm esse direcionamento, em 11 diferentes eixos temáticos: Ação Social e Extensão de Serviços; Artes, Cultura e Design; Ciências Biológicas e Agrárias; Gestão e Ciências Econômicas; Hospitalidade e Lazer; Informática e Ciências da Computação; Infraestrutura; Saúde e Segurança; Tecnologia Industrial Elétrica; Tecnologia Industrial Mecânica; Tecnologia Química, de Alimentos, da Agroindústria e da Bioenergia.

Confira alguns deles:

Tijolos com rejeito da indústria de papel, Etec de Suzano

Grupo encontrou finalidade para a celulose desperdiçada pela indústria durante a fabricação de papel para compor tijolos mais leves e resistentes quando associados à argila.

Produção de papel a partir de filtro de cigarro, Etec Conselheiro Antonio Prado (Campinas)

O projeto propõe reduzir o impacto ambiental dos resíduos descartados por fumantes por meio da extração e reutilização da celulose presente em alguns filtros de cigarros.

Elaboração de esmalte com pigmento de beterraba, Etec Ângelo Cavalheiro (Serrana)

A partir do bagaço da beterraba, ou seja, reaproveitando resíduos orgânicos, o grupo criou um produto ecologicamente correto e sem perigo de reações alérgicas.

Ampulheta educativa para banho, Fatec Cotia

Para conscientizar crianças sobre a importância do uso responsável de água, os estudantes criaram uma ampulheta para que os pequenos controlem o tempo do banho.

Compostagem e vermicompostagem de resíduos sólidos, Fatec Jales

Projeto propõe a produção de adubo orgânico a partir de resíduos gerados na unidade de Jales do Hospital de Câncer de Barretos, na cozinha, limpeza, podas e outras atividades e ambientes.

Compartilhe


Veja também