skip to Main Content

Alunos mostram preocupação com sustentabilidade em projetos na 11ª Feteps

Alunos Mostram Preocupação Com Sustentabilidade Em Projetos Na 11ª Feteps
Feteps tem aproximadamente 50 trabalhos que trazem contribuições para a preservação do meio ambiente l Foto: Divulgação

A 11ª edição da Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps), a primeira em ambiente virtual, está no ar até 10 de novembro, com apresentação de projetos de estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com propostas para solucionar problemas do cotidiano. Muitos deles mostram a preocupação dos estudantes com o meio ambiente e usam conhecimento e tecnologia em prol da sustentabilidade.

Entre os 176 projetos de Etecs e 62 trabalhos de Fatecs expostos no site da Feteps, aproximadamente 50 têm esse direcionamento, em 11 diferentes eixos temáticos: Ação Social e Extensão de Serviços; Artes, Cultura e Design; Ciências Biológicas e Agrárias; Gestão e Ciências Econômicas; Hospitalidade e Lazer; Informática e Ciências da Computação; Infraestrutura; Saúde e Segurança; Tecnologia Industrial Elétrica; Tecnologia Industrial Mecânica; Tecnologia Química, de Alimentos, da Agroindústria e da Bioenergia.

Confira alguns deles:

Tijolos com rejeito da indústria de papel, Etec de Suzano

Grupo encontrou finalidade para a celulose desperdiçada pela indústria durante a fabricação de papel para compor tijolos mais leves e resistentes quando associados à argila.

Produção de papel a partir de filtro de cigarro, Etec Conselheiro Antonio Prado (Campinas)

O projeto propõe reduzir o impacto ambiental dos resíduos descartados por fumantes por meio da extração e reutilização da celulose presente em alguns filtros de cigarros.

Elaboração de esmalte com pigmento de beterraba, Etec Ângelo Cavalheiro (Serrana)

A partir do bagaço da beterraba, ou seja, reaproveitando resíduos orgânicos, o grupo criou um produto ecologicamente correto e sem perigo de reações alérgicas.

Ampulheta educativa para banho, Fatec Cotia

Para conscientizar crianças sobre a importância do uso responsável de água, os estudantes criaram uma ampulheta para que os pequenos controlem o tempo do banho.

Compostagem e vermicompostagem de resíduos sólidos, Fatec Jales

Projeto propõe a produção de adubo orgânico a partir de resíduos gerados na unidade de Jales do Hospital de Câncer de Barretos, na cozinha, limpeza, podas e outras atividades e ambientes.

Back To Top