O diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias, e o vice, Maycon Geres, se despediram de alunos e monitores que viajaram para Inglaterra, Irlanda, EUA e Argentina
Aeroporto Internacional de Guarulhos ficou tomado por familiares, alunos e monitores de Etecs e Fatecs | Foto: Roberto Sungi
O diretor-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Clóvis Dias, e o vice, Maycon Geres, se juntaram a pais e mães na despedida dos selecionados para o Intercâmbio Cultural. O Aeroporto Internacional de Guarulhos ficou tomado por alunos e monitores que embarcaram para Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos e Argentina. “Desejo que curtam muito e aproveitem todo o aprendizado disponível na viagem”, afirmou Clóvis Dias. “Essa é uma conquista dos alunos. Eles mereceram estar aqui”, completou.
Somente nesta sexta-feira (30), viajaram 226 pessoas, entre alunos e monitores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Emocionados e felizes, os parentes aproveitam cada detalhe com seus filhos. “Quem lida com educação trabalha com a realização de sonhos. Este é um sonho coletivo que se realiza”, disse Maycon Geres. “Eles comentam que toda a família mudou com o intercâmbio. É uma vitória”, ressaltou.
Parentes viajaram várias horas de carro para acompanhar esse momento, entre sorrisos e lágrimas. Sílvia Siqueira vai se separar pela primeira vez da filha Angelina, estudante do Ensino Médio com ênfase em Ciência Humanas, da Etec João Belarmino, de Amparo. “Aos nove anos, ela escreveu uma carta para a rainha e recebeu uma resposta. Voar para a Inglaterra é o sonho de uma vida inteira”, contou.
O grupo que viaja para Canterbury, na Inglaterra, já fez amizade antes mesmo de deixar o Brasil. Em frente ao portão de embarque, Isabela Dias, estudante do Ensino Médio integrado ao Técnico em Eletrônica, da Etec São Paulo, enxugava as lágrimas de Amanda Spim Sousa, aluna do curso de Logística, da Etec Fernando Prestes, de Sorocaba. “Nos conhecemos aqui e já nos demos bem. Estamos muito felizes”, comentou Amanda. “Canterbury vai ficar pequena para a festa que vamos fazer lá”, completou Isabela.
Evandro Gimenez fez um bate-volta de 450 quilômetros para levar a filha Maria Clara até a Capital. A estudante do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária é o destaque da Etec Paulo Guerreiro Franco, de Vera Cruz. A jovem vai fazer o intercâmbio em Leeds, na Inglaterra. “Vou sentir muita saudade, mas sei que ela é uma menina valente, bem-criada, e está pronta para o mundo”, disse o pai, enxugando as lágrimas. “É a primeira vez que entro em um avião. Vou pra fora do País, mas sou só alegria pela conquista”, destacou a filha.
Iniciativa pioneira
O Intercâmbio Cultural do CPS já beneficiou 3 mil estudantes e 400 professores de Etecs e Fatecs desde sua criação. Durante o período inicial, de 2011 a 2015, a média foi de 150 a 200 participantes por temporada, viajando para Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos, Argentina e Canadá. O programa foi retomado em 2022, aumentando consideravelmente o número de bolsas.
Ao todo, 354 pessoas foram contempladas na atual edição do Intercâmbio Cultural, com bolsas de estudo de quatro semanas de inglês ou espanhol. Os selecionados viajaram com tudo pago para Dublin, na Irlanda; Buenos Aires, na Argentina; Boston, Chicago e Nova Iorque, nos Estados Unidos; além de sete cidades da Inglaterra: Liverpool, Manchester, Brighton, Leeds, Worthing, Cambridge, Canterbury, Londres e Oxford.
“São dez meses de trabalho e neste momento percebemos que todo esforço é recompensado. Me emociono com cada uma dessas mães e pais aqui”, contou a assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis. “Para eles também é a constatação da missão cumprida. Criaram filhos que são ótimas pessoas e estudantes de destaque, que recebem essa oportunidade por mérito. Fico muito emocionada”, completou.