Estudantes de Fatec podem se inscrever para programa de intercâmbio

Prazo para se candidatar vai até 20 de abril; serão oferecidas 91 bolsas para alunos matriculados do segundo ao quinto semestre de qualquer curso superior de tecnologia

11 de abril de 2023 9:22 am Fatec, Internacional

Universidad Tecnológica del Perú está entre as instituições de ensino parceiras do CPS na iniciativa I Foto: Universidad Tecnológica del Perú

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Paula Souza (Promaips). Estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do Centro Paula Souza (CPS) têm até o dia 20 de abril para se candidatar ao processo seletivo de intercâmbio para cursos de graduação que será realizado em Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras localizadas na Alemanha, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Polônia, Portugal ou República Tcheca.

Serão oferecidas 91 bolsas de estudos para alunos matriculados do segundo ao quinto semestre em qualquer curso superior de tecnologia. No momento da inscrição, cada candidato poderá indicar até três instituições, de acordo com a ordem de preferência. A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do CPS dará preferência para a IES indicada pelo aluno, mas, caso todas as vagas já tenham sido preenchidas, será oferecida vaga em outra instituição com disponibilidade. Cada Fatec terá direito a, pelo menos, uma vaga. Confira o edital.

As vagas oferecidas contemplam somente a isenção mensalidades durante o período letivo na IES estrangeira. Não estão inclusos os custeios de passagens aéreas, hospedagem, alimentação, seguro-viagem, documentação, visto e demais despesas decorrentes do intercâmbio.

O programa tem duração de um semestre, com previsão de início no segundo semestre de 2023. Para se inscrever, acesse o site da ARInter.

A divulgação da lista com os candidatos aprovados está prevista para ocorrer a partir do dia 24 de abril. Dúvidas de estudantes podem ser enviadas para o e-mail mobilidade.arinter@cps.sp.gov.br.

Confira a relação de instituições de ensino e vagas:

País Instituição Vagas Áreas de formação Requisitos de proficiência em língua estrangeira (nível)
Alemanha Technische Hochschule Wildau 2 Oferta Wildau B2 em alemão ou B2 em inglês
Argentina Universidad del Centro Educativo Latinoamericano (UCEL) 2 Oferta UCEL B1 em espanhol
Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo) 4 Oferta UNCuyo B1 em espanhol
Universidad Nacional de Quilmes 4 Oferta Quilmes B2 em espanhol
Bélgica Haute École de la Province de Liège (HEPL) 2 Oferta HELP B2 em francês
Chile Universidad de La Frontera (UFRO) 2 Oferta UFRO B2 em espanhol
Universidad Mayor 4 Oferta Mayor B2 em espanhol
Universidad Tecnológica de Chile (Inacap) 4 Oferta Inacap B1 em espanhol
Colômbia Universidad Antonio Nariño 6 Oferta Nariño B2 em espanhol
Espanha Escola Universitària Mediterrani 4