Estudantes de Etecs têm até dia 4 para se inscrever na Febrace 2023

Evento ocorre entre 20 e 24 de março de 2023; para participar, aluno do Centro Paula Souza preciso estar matriculado no Médio ou no Técnico e ter até 20 anos

31 de outubro de 2022 12:49 pm Etec, Premiação, Projetos

Em 2022, alunas da Etec Irmã Agostina conquistaram 3º lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra I Foto: Divulgação

Foram prorrogadas as inscrições para a 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e os projetos podem ser submetidos até as 21 horas do dia 4 de novembro, pela plataforma Minha Febrace. Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) interessados em participar devem estar matriculados no Ensino Médio ou Técnico e ter, no máximo, 20 anos. A mostra de projetos ocorrerá entre os dias 20 e 24 de março de 2023.

A Febrace é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Epusp). Os projetos submetidos precisam se enquadrar nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias e podem ser realizados de modo individual ou em grupos de até três pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador.

A primeira etapa, prevista para ocorrer de 16 a 27 de janeiro de 2023, vai selecionar 500 projetos semifinalistas em uma apresentação e avaliação ao vivo pela plataforma Zoom. Serão escolhidos 200 finalistas para a Mostra Presencial de Projetos, que ocorrerá no campus da Universidade de São Paulo (USP), na Capital. Os critérios são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa; clareza na apresentação da documentação do projeto e apresentação oral.

Na fase seguinte, com mostras virtual e presencial simultâneas, serão avaliados os trabalhos de destaque e identificados os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria. Os premiados recebem troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas oferecem prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em feiras nacionais e internacionais.

Um dos prêmios mais cobiçados são as credenciais para estudantes de nove projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), com previsão de ser realizada em maio de 2023, nos Estados Unidos.

Edição anterior

Em 2022, as Etecs conquistaram nove prêmios na Febrace. O CPS participou da feira com 29 projetos, de 18 Etecs. A edição contou com 1.081 estudantes, de 333 escolas de todo país, sendo que cerca de 65% dessas unidades representavam a rede pública.   

Serviço
21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace)
Data: 20 a 24 de março de 2023
Inscrições: Até 4 de novembro 2022, pela plataforma Minha Febrace

Compartilhe


Veja também