Um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual Uirapuru, na zona oeste da Capital, está inovando ao oferecer a outros estudantes uma forma de amenizar o peso do material escolar. Alunos dos cursos técnicos de Administração e […]
Um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual Uirapuru, na zona oeste da Capital, está inovando ao oferecer a outros estudantes uma forma de amenizar o peso do material escolar. Alunos dos cursos técnicos de Administração e de Informática, ambos integrados ao Ensino Médio criaram o conceito de mochila massageadora.
O dispositivo Joy é comercializado de forma independente e pode ser acoplado a qualquer mochila. Duas bolsinhas com mecanismos do tipo vibra, semelhantes aos de celulares, são presas às alças por velcro e acionadas pelo usuário por meio de um interruptor ao alcance das mãos. O aparelho é movido a pilhas.
Relaxamento instantâneo é a promessa dos alunos. Segundo os criadores, “o produto melhora a circulação do sangue, ameniza a tensão muscular e reduz o estresse”.
A ideia do aluno Gustavo Pereira de Oliveira, do segundo ano de Informática, foi escolhida por votação pela equipe que compõe uma empresa júnior participante do programa de empreendedorismo da ONG Junior Achievement. Cerca de 30 estudantes das duas turmas da Etec participam, guiados por quatro conselheiros ligados à entidade e apoiados pela escola, desenvolvendo atividades de uma miniempresa.
Uma das missões do negócio é criar um produto que pudesse ser lançado no mercado e a parceria já está acontecendo pelo segundo ano seguido.
“A sugestão de criar a mochila massageadora surgiu pelo fato de nós, estudantes, levarmos muito peso nas costas”, conta Gustavo. Os jovens constataram ainda que não havia nada semelhante à venda e que a simplicidade da execução do produto poderia torná-lo viável.
Na primeira leva de produção, que começou neste semestre, os alunos produziram 60 exemplares, de maneira artesanal e com dinheiro investido do próprio bolso. Antes de ser posto à venda, o produto foi testado na escola. Quase todo o estoque foi vendido em uma feira realizada pela ONG ao custo de R$ 50 para o consumidor. Os massageadores da mochila vêm ainda em uma embalagem de material reciclado, também produzido pelos alunos da Etec.