Estudantes da Etec Cepam participam de simpósio internacional da USP

Alunos apresentam pesquisas desenvolvidas por meio de bolsas de pré-iniciação científica do CNPq; trabalhos foram orientados por professores da Universidade de São Paulo

1 de dezembro de 2022 11:07 am Etec

Apresentações da etapa internacional do Siicusp ocorrem nesta quinta-feira, 1º de dezembro l Foto: Divulgação

Sete estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Cepam, localizada na Capital, vão apresentar suas pesquisas no 30º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade de São Paulo (Siicusp). As apresentações da etapa internacional do evento ocorrem nesta quinta-feira, 1º de dezembro, às 10h30 e 14 horas, no Centro de Difusão Internacional da USP.

O Siicusp é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais. Também participam estudantes de Ensino Médio cadastrados no Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP.

Alguns estudantes da Etec são bolsistas de pré-iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Outros atuam como pesquisadores voluntários. As pesquisas foram orientadas por professores da USP e supervisionadas por docentes da Etec.

As alunas Ana Caroline Silva Oliveira e Emmilly Leite vão apresentar a pesquisa Bolivian immigrants in the São Remo community: mapping of public policies and social organizations in the territory. Orientadas por pelo professor Lineu Norio Kohatsu, do Instituto de Psicologia da USP, e supervisionadas por Flávia Maria Ré, da Etec Cepam, as estudantes produziram um estudo sobre imigração boliviana.

Com o trabalho Direct look: perception of public high school students in São Paulo and Rio Grande do Norte, Fernando Abreu Monteiro e Isabella Larocca abordam as características do Ensino Médio público em dois estados brasileiros diferentes. A pesquisa foi orientada por Gisele Silva Craveiro, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, e supervisionada por Silvia Craveiro, da Etec Cepam.

Já Laura Lacerda, Manuela Manenti e Theo Silva pesquisaram cursos na área de gestão pública em Portugal e Timor Leste, por meio do trabalho Overview of higher education of Public Administration, Public Management and Public Policies in Portugal and East Timor. O docente Fernando Coelho, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, orientou o trio, que foi supervisionado pela diretora da Etec Cepam, Erika Caracho Ribeiro.

“É um contato inicial com o mundo da pesquisa acadêmica, que faz com que vários estudantes se apaixonem e sonhem em continuar essa trajetória na graduação e pós-graduação. É uma nova possibilidade de atuação profissional que se abre aos nossos alunos”, avalia a diretora.