skip to Main Content

Aluna da Fatec Cruzeiro ganha bolsa do CNPq para desenvolver tecnologia assistiva

Aluna Da Fatec Cruzeiro Ganha Bolsa Do CNPq Para Desenvolver Tecnologia Assistiva
Objetivo do Pibiti é estimular desenvolvimento tecnológico e inovação | Foto: Divulgação

Julia Guida, aluna do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Cruzeiro, na Região de São José dos Campos, está entre os jovens beneficiados com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (Pibiti) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A estudante vai usar o apoio para desenvolver um software de reconhecimento facial. A tecnologia deve ajudar pessoas com limitações de movimento a utilizar computadores.

Tetraplégica e portadora de deficiência auditiva, Julia utiliza um aparelho semelhante, até o momento fabricado apenas no exterior, que lhe permite acessar computadores movimentando os olhos. Ela pretende desenvolver um programa mais versátil, que consiga mapear movimentos de outras partes do rosto, além de tornar a tecnologia mais acessível em termos de preço.

“É um projeto desenvolvido por uma pessoa que usa equipamento similar e entende as necessidades de quem tem limitações motoras”, diz o professor Eugênio de Almeida, orientador da pesquisa. “Somada ao conhecimento tecnológico adquirido no curso, essa experiência pode aumentar a possibilidade de êxito da Júlia.”

A expectativa é que o software seja desenvolvido até julho de 2018.

 

Julia quer democratizar o acesso de pessoas com dificuldades motoras à tecnologia assistiva | Foto: Divulgação

Back To Top