Estado ganha mais uma Fatec e mais três Etecs

Com a proposta de levar o Ensino Técnico e Superior Tecnológico a novas cidades do Estado, o governador José Serra assinou no dia 6 a criação da Fatec Mogi Mirim e de três Escolas Técnicas […]

11 de junho de 2007 10:27 am Etec, Fatec

Com a proposta de levar o Ensino Técnico e Superior Tecnológico a novas cidades do Estado, o governador José Serra assinou no dia 6 a criação da Fatec Mogi Mirim e de três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs): Ibitinga, Palmital e Piraju. Agora, a instituição mantém 30 Fatecs e 133 Etecs, distribuídas em 112 municípios paulistas.

FATEC MOGI MIRIM

Atendendo à demanda da região, a nova faculdade irá oferecer os cursos de Mecânica Modalidade Projetos e Mecânica de Precisão. O projeto pedagógico desses cursos aguarda aprovação do Conselho Estadual de Educação (CEE), onde tramita uma solicitação do Centro Paula Souza para a simplificação dos trâmites para autorização de novos cursos, desde que similares aos já existentes na instituição.

Essa deliberação deve ser apreciada durante o mês de junho e, se aprovada, possibilitará a realização do Vestibular para o segundo semestre de 2007, mesmo seguindo um calendário especial.

ETEC DE IBITINGA

Solicitada pelos representantes da Prefeitura local, empresários e sindicalistas, esta unidade foi planejada para atender aos arranjos produtivos da região.

Desde o 2º semestre de 2006, quando foi implantada como extensão da Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz, de Araraquara, a escola oferece os cursos de Desenho de Produtos de Enxovais e Decoração e Gestão da Produção de Enxovais e Decoração.

ETEC DE PALMITAL

Com a assinatura do decreto de criação, a nova unidade tornou-se a décima terceira escola técnica na região de Marília. A escola começou a funcionar a partir do primeiro semestre de 2006, como extensão da Etec Pedro D’Arcádia Neto, de Assis.

Para atender às necessidades da comunidade, a Etec oferece os cursos de Açúcar e Álcool, Administração, Enfermagem e Informática. Coube à Prefeitura do município a reforma e adequação do prédio.

ETEC DE PIRAJU

Com a implantação do curso de Eletrotécnica na nova Etec, as usinas elétricas da região viram concretizar seu antigo projeto que previa a capacitação de técnicos para o setor. A escola também mantém o curso técnico de Administração.

Os dois cursos funcionam desde primeiro semestre de 2006, quando a unidade surgiu como extensão da Etec Jacinto Ferreira de Sá, de Ourinhos.