Estado entrega obras de reforma da Etec de Itanhaém

O Governo do Estado, representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, entregou oficialmente nesta sexta-feira, 25, a reforma da Escola Técnica Estadual (Etec) de Itanhaém. Foram investidos mais de R$ […]

25 de novembro de 2011 2:17 pm Etec

O Governo do Estado, representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, entregou oficialmente nesta sexta-feira, 25, a reforma da Escola Técnica Estadual (Etec) de Itanhaém. Foram investidos mais de R$ 2,2 milhões nas obras. A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e a chefe de gabinete, Elenice Belmonte de Castro, também participaram da cerimônia.

Entre os diversos serviços realizados estão a revisão completa da cobertura do prédio, do piso da quadra poliesportiva e das instalações elétricas e hidráulicas; a ampliação da biblioteca e do auditório; adaptações de acessibilidade nos sanitários, instalação de elevador; além da pintura da unidade. Em mobiliário e equipamentos, o valor do investimento entre 2007 e 2011 foi cerca de R$ 500 mil.

Implantada no segundo semestre de 2006, como classe descentralizada da Etec Adolpho Berezin, a escola de Itanhaém iniciou suas atividades com dois cursos técnicos: Hidrologia (na época denominado Recursos Hídricos) e Saneamento.  A unidade se tornou Etec em 2007, com a assinatura de seu decreto de criação.

Atualmente, 646 alunos estão matriculados na Etec, sendo 239 no Ensino Médio e 407 divididos entre os cursos técnicos de Administração, Hidrologia, Informática para Internet, Saneamento e Secretariado.

O Vestibulinho para o 1º semestre de 2012 teve 980 inscritos para disputar as 240 vagas. Neste processo seletivo, a novidades foi a oferta de dois cursos integrados ao Ensino Médio: Administração (5,9 candidatos por vaga) e Informática para Internet (8,1 c/v). O exame aconteceu no último domingo, 20 de novembro. A lista de classificação geral será divulgada no dia 18 de janeiro.

Além de Itanhaém, a Região da Baixada Santista tem escolas técnicas nos municípios de Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente. Bertioga e Peruíbe já contam com classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec – e têm previsão de se tornarem Etecs assim como Santos, que deve ganhar sua terceira unidade.