Estado autoriza bonificação para professores e servidores do CPS

25 de maio de 2022

Compartilhe!

Rodrigo Garcia celebra bonificação ao lado da diretora-superintendente Laura Laganá e servidores do CPS | Foto: Divulgação

O governador Rodrigo Garcia anunciou nesta quarta-feira (25) o pagamento da Bonificação por Resultado (BR) aos professores e servidores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS). Ao todo, o Governo do Estado de São Paulo vai destinar cerca de R$ 228,3 milhões ao benefício. O anúncio foi feito durante a abertura do Expo Movimento Inova, da Secretaria da Educação.

“Eu determinei à nossa equipe econômica que buscasse recursos no tesouro para que a gente pudesse valorizar, além dos profissionais da rede estadual de ensino, os professores do Centro Paula Souza, que merecem tanto e prestam um grande serviço ao Estado de São Paulo”, disse Rodrigo Garcia.

Serão beneficiados mais de 17,4 mil servidores do CPS em exercício, sendo 13 mil docentes de Etecs e Fatecs, além de 4 mil administrativos. A bonificação retornará aos 20% da folha anual, o equivalente a 2,4 salários mensais. A medida vai garantir R$ 133 milhões a mais em Bonificação por Resultados, além do valor previsto inicialmente. A previsão é que o depósito seja feito no dia 15 de junho.

Para a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, o pagamento é reflexo direto da dedicação dos professores e servidores administrativos. “Juntos, enfrentamos dois anos desafiadores em que precisamos nos reinventar. Temos muito orgulho do esforço dos nossos profissionais para o constante aprimoramento da qualidade de ensino das Etecs e Fatecs”, ressalta.

Indicadores

Para definir os indicadores para pagamento da BR a docentes e servidores das Etecs e Fatecs, foram considerados a taxa de conclusão de curso e os indicadores de processo para melhoria da gestão de recursos. O reconhecimento de cursos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) foi mais um critério avaliado para as Fatecs. Enquanto, os resultados de cada unidade de Etec em avaliações externas, como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) também foram levados em consideração. Ambos são resultados de aferição da qualidade do ensino oferecido.

No caso dos servidores da Administração Central, foi levado em consideração o desempenho médio de todas as unidades de ensino obtido em 2021 e o cumprimento das metas de capacitação profissional de docentes e servidores técnico-administrativos.

Governador durante o anúncio com a secretária da Educação, Renilda Peres, e Laura Laganá | Foto: Divulgação

Veja fotos do evento