Especialistas da Finlândia debatem inovação no Ensino Tecnológico

O Centro Paula Souza realizou nesta quarta-feira, 30, um workshop com especialistas de institutos de Ensino Superior Tecnológico da Finlândia sobre metodologias inovadoras na área acadêmica. O debate foi transmitido ao vivo pela internet e […]

30 de março de 2016 12:16 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Participantes do workshop com representantes de institutos da Finlândia e do Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza realizou nesta quarta-feira, 30, um workshop com especialistas de institutos de Ensino Superior Tecnológico da Finlândia sobre metodologias inovadoras na área acadêmica. O debate foi transmitido ao vivo pela internet e pode ser conferido na íntegra no Youtube.

Durante o encontro, sediado no Centro de Capacitações do Paula Souza, na Capital, foi apresentado o sistema finlandês de ensino e discutidas experiências nas áreas de planejamento estratégico, desenvolvimento curricular, aprendizagem digital e soluções móveis.

Participaram do evento o vice-diretor superintendente do Centro Paula Souza, César Silva; a diplomata representante da embaixada finlandesa, Suhonen Marja; professores de Fatecs e de três universidades de ciência aplicada da Finlândia. A tradução simultânea do evento foi realizada pela professora Bárbara Soares da Silva.

Paralelamente ao workshop, a Fatec Capão Bonito recebeu a visita do gerente de Educação Global da Häme University of Applied Sciences, Heikki Ruohomaa, que conheceu a estrutura do curso de Silvicultura.

Exemplo global

Considerado entre os melhores do mundo pelo Fórum Econômico Mundial, o Ensino Superior da Finlândia conta com 20 universidades e 33 institutos politécnicos. Dos cerca de 5 milhões de habitantes do país, mais de um terço possui nível superior. As principais áreas de estudo tecnológico naquele país são Recursos Naturais, Tecnologia e Transportes, Gestão e Administração, Hotelaria e Economia Doméstica, Cultura, Humanidades e Educação.

Confira como foi a programação:

Apresentação
Suhonen Marja (Embaixada da Finlândia) e Waldir Barros Fernandes Jr. (Fatec São José do Rio Preto)

Treinamento de professores e técnicos administrativos de faculdades de tecnologia
Maaret Viskari (Häme University of Applied Sciences) e Helena Gemignani Peterossi (coordenadora de pós-graduação do Centro Paula Souza)

Metodologias inovadoras de ensino – aprendizagem digital e soluções móveis
Päivi Aarreniemi-Jokopelto (Haaga-Helia, University of Applied Sciences) e Lílian Simão Oliveira (Fatec Indaiatuba e Fatec Itu)

Desenvolvimento curricular
Mervi Jansson-Aalto (Omnia, University of Applied Sciences) e Ivanete Bellucci (Fatec Tatuapé)

Planejamento estratégico para faculdades de tecnologia
Pertti Puusaari (Häme University of Applied Sciences) e César Silva (vice-diretor superintendente do CPS)

Encerramento – Wrap-Up Session
Suhonen Marja (Embaixada da Finlândia) e César Silva (vice-diretor superintendente do Paula Souza)

Compartilhe


Veja também