Escolas Técnicas Estaduais repetem bom desempenho nos resultados do Enem de 2016

Mudanças na divulgação dos dados dificultaram acesso às informações por escola; classificação das Etecs foi feita com base nos dados divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo que mostra novamente a Etesp como a melhor escola pública da Capital

15 de dezembro de 2017 5:38 pm Etec

Etec Basilides de Godoy, na Capital, foi uma das que se destacaram na avaliação | Foto: Gastão Guedes

Mais uma vez os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 destacam o bom desempenho dos alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) na avaliação nacional. De acordo com os dados tabulados e publicados pelo jornal Folha de S. Paulo, as 20 melhores escolas públicas da Capital são Etecs e entre as 20 melhores estaduais do Brasil, 8 são Etecs. Na lista das 50 melhores escolas públicas do Estado de São Paulo, 44 são unidades do Centro Paula Souza.

Na Capital, a melhor pública é a Etec São Paulo, conhecida como Etesp. A unidade também aparece como terceira no ranking das melhores escolas públicas do Estado e a quarta na lista de 20 melhores escolas estaduais do País.

A relação das melhores escolas públicas do Estado traz ainda a Etec Presidente Vargas de Mogi das Cruzes (5ª colocada), seguida pela Etec Guaracy Silveira (8ª) e Etec Irmã Agostina (9ª), ambas da Capital. Na décima posição aparece a Etec Vasco Antonio Venchiarutti, de Jundiaí.

Tabulação

Para preparar a tabulação, o jornal Folha de S. Paulo informou que calculou a média utilizando as quatro áreas da prova objetiva (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, sem contar redação). Foram excluídas do ranking escolas com menos de dez alunos do terceiro ano do Ensino Médio ou que tiveram participação inferior a 50% do total de seus estudantes na prova, seguindo critérios do Ministério da Educação (MEC) de anos anteriores.

Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgou os resultados do Enem por escola, o que dificultou o acesso às informações. Os dados estão disponíveis apenas por aluno no site da instituição ligada ao MEC.

Embora a finalidade principal do Enem seja avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio, seu resultado também é usado como mecanismo de acesso ao Ensino Superior.

Os participantes fazem quatro provas objetivas (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e uma redação. O exame é aplicado anualmente.

Redação do Enem sobre educação para surdos valoriza inclusão, diz especialista do Paula Souza

Aprendizado por projetos e teoria aliada à prática explicam sucesso das Etecs no Enem

20 melhores escolas públicas da Capital

20 melhores escolas estaduais do Brasil

50 melhores escolas públicas do Estado

 

Compartilhe


Veja também