skip to Main Content

Aprendizado por projetos e teoria aliada à prática explicam sucesso das Etecs no Enem

Aprendizado Por Projetos E Teoria Aliada à Prática Explicam Sucesso Das Etecs No Enem
Crédito: Gastão Guedes | Resultados do Enem mostram a qualidade do ensino do Centro Paula Souza

Professores competentes e atualizados, alunos comprometidos e conexão entre teoria e prática são alguns dos motivos que explicam o ótimo desempenho da Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), administradas pelo Centro Paula Souza (CPS). O Ministério da Educação divulgou ontem, 4, os dados da edição 2015, que confirmam a tradição de bons resultados das Etecs.

Entre as 20 melhores escolas públicas da Capital, 19 integram a rede da instituição. Das 60 melhores públicas do Estado, considerando as redes municipal, estadual e federal, 52 são Etecs. Entre as 60 melhores escolas públicas estaduais no Brasil, 41 são Etecs. Por fim, das 20 melhores públicas estaduais do Brasil, 10 são do CPS.

Melhor pública e 9ª considerando-se também as privadas no ranking da Capital, a Etec São Paulo, conhecida como Etesp, foi a terceira melhor estadual do Brasil no exame. “Nós temos alunos que são envolvidos, engajados e que se interessam pelo estudo. Gostam de estudar e de permanecer na escola. Nossos professores são capacitados, realmente planejam as suas aulas e vêm para a escola com o intuito de passar conteúdo para os seus alunos”, diz o diretor, Negipe Valbão Júnior.

Entre as Etecs, destacaram-se também a Guaracy Silveira, em Pinheiros, na Capital, a Júlio de Mesquita, de Santo André, a Vasco Antônio Venchiarutti, de Jundiaí e a Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, que ocupam respectivamente a 9ª, 11ª, 13ª e 14ª colocações entre as melhores públicas estaduais do Brasil.

“Os alunos organizam debates e aulas aos sábados por iniciativa própria, que nem estão dentro do nosso currículo. Além disso, a escola está sempre envolvida em projetos interdisciplinares”, avalia Maria de Lourdes Silva Serodio, diretora da Etec Guaracy Silveira.

Teoria e prática

“O uso da metodologia de projetos é mais um ponto de encontro com uma geração de raciocínio não linear e que valoriza o trabalho em grupo”, concorda Laura Laganá, diretora-superintendente do CPS. “Ao propiciar autonomia do aprendizado e integrar disciplinas, esse modelo em torno de desafios da vida real atrai o jovem e requer dele criatividade e inovação. Contribui para dar sentido à escola e seus conteúdos.”

Laura acredita que o Ensino Médio vai bem nas Etecs também por conta da conexão entre teoria e prática, característica das escolas mesmo para quem não faz o Ensino Técnico ou Técnico Integrado ao Médio. “A aplicação do conhecimento à vida real ajuda a dar sentido a conteúdos acadêmicos do Ensino Médio.” Esse perfil de ensino das Etecs vai ao encontro das propostas para a reformulação em curso dessa etapa da Educação Básica.

Veja o resultado das Etecs no Enem 2015. A classificação baseia-se na média das notas das quatro provas objetivas e da redação.

Veja o resultado das Etecs no Enem 2015:

20 Melhores Escolas Públicas da Capital
60 Melhores Escolas Públicas do Estado de São Paulo
60 Melhores Escolas Públicas Estaduais do Brasil
20 Melhores Escolas Estaduais do Brasil

Notícias

Fatec Garça realiza 3º edição da Feira de Empreendedorismo
Fatec Ipiranga cria Comitê de Políticas Antidiscriminatórias
Canal do CPS no YouTube tem videoaula sobre raciocínio lógico
Vestibulinho para o 2º semestre está com inscrições abertas
Diretores de Etecs se preparam para implantação do Novotec

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top