Entenda as opções de formação oferecidas nas Etecs e Fatecs

É importante que o candidato confira os cursos oferecidos no processo seletivo antes de fazer sua inscrição; são mais de 100 mil vagas, entre cursos técnicos, integrados, especializações, Ensinos Médio e Tecnológico

11 de dezembro de 2020 11:13 am Etec, Fatec, Institucional

Entre cursos técnicos, integrados, especialização e Ensinos Médio e Superior Tecnológico, são mais de 100 mil vagas l Foto: Divulgação

Atualizado em 14 de dezembro

A educação profissional, tanto em nível médio como superior, é uma das principais responsáveis pela inserção e permanência de milhares de pessoas no mercado de trabalho. A última pesquisa de empregabilidade do Centro Paula Souza (CPS), por exemplo, aponta que três em cada quatro jovens formados nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), ou seja, 72% dos técnicos, estão empregados em até um ano após a conclusão do curso. Nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), cerca de 88% dos tecnólogos conseguem colocação no mercado de trabalho em até um ano após terminar o curso.

São profissionais altamente qualificados, fundamentais para o desenvolvimento econômico e tecnológico do País. Além de democratizar o acesso ao ensino público de qualidade, em sua trajetória de mais de 50 anos, o CPS ampliou suas modalidades de ensino também para acompanhar a evolução dos setores produtivos e o surgimento de novas profissões.

É importante que o candidato confira todas as opções oferecidas no Vestibulinho das Etecs e no Vestibular das Fatecs antes de fazer a sua escolha. Os dois processos seletivos estão com inscrições abertas (mais informações aqui).

Cursos técnicos

Neste Vestibulinho, as Etecs oferecem 47.196 vagas para 76 cursos técnicos modulares, concomitantes ou subsequentes ao Ensino Médio, nas modalidades presencial, semipresencial e online. Com duração de dois a quatro semestres, esta formação é ideal para quem deseja ingressar ou encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim)

Ao terminar o Etim, o estudante recebe certificação do Ensino Médio e diploma de técnico. As aulas são em período integral, ao longo de três anos. Indicado ao jovem que acaba de completar o Ensino Fundamental e já tem ideia de que carreira pretende seguir.

Além de já sair do curso com uma profissão, estará apto a continuar a vida acadêmica em curso superior ou de Especialização Técnica, entre outros. São oferecidas 16.350 vagas para o Etim neste processo seletivo.

Novotec Integrado

Lançado em março de 2019, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o programa oferece o itinerário de formação técnica e profissional nas Etecs e nas escolas da Secretaria de Educação. O candidato pode optar por duas modalidades de certificação, o Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional e o Ensino Médio com Qualificação Profissional.

Como são ministrados em período único, os cursos do Novotec atendem quem precisa trabalhar enquanto dá continuidade à sua educação formal. As 18.532 vagas estão distribuídas entre 36 formações.

Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS)

A AMS dá ao estudante a oportunidade de completar em cinco anos os Ensinos Médio, Técnico e Superior Tecnológico (são necessários seis anos para cursá-los separadamente). Ao concluir o ciclo de três anos, o aluno poderá cursar o Ensino Superior Tecnológico em mais dois anos na Fatec correspondente, sem necessidade de Vestibular.

Neste Vestibulinho o ingresso ocorre pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em um dos quatro cursos: Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Química. São 1.071 vagas destinadas à AMS.

Opções de Ensino Médio

Quem ainda não escolheu a formação profissional que quer seguir, mas conhece suas habilidades e vocações, pode optar por uma das três opções de formação adequadas às orientações da Reforma do Ensino Médio: o Ensino Médio com ênfase em Linguagens, Ciências Humanas e Sociais (1.475 vagas); Ensino Médio com ênfase em Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde (435 vagas); e Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharias (470 vagas).

“Como os itinerários preveem aprofundamento em uma das três grandes áreas do conhecimento, o ensino proporciona ao estudante conhecimento e familiarização mais detalhada, tendo em vista o prosseguimento dos estudos em nível superior”, avalia o diretor do Grupo de Formulação e Análises Curriculares da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), Gilson Rede.

Especialização de nível médio

Quem já tem curso técnico ou superior completo e quer incrementar seu currículo, pode concorrer ainda a uma vaga nos cursos de Especialização Técnica, com duração de um semestre. De acordo com Gilson Rede, são formações que oferecem “aprofundamento em determinada área profissional, para atendimento de demandas específicas do mundo do trabalho.”

Ao todo, são oferecidas 620 vagas para Especialização Técnica, sendo 300 para Gestão de Projetos, na modalidade online, e 320 distribuídas por mais sete cursos presenciais: Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones; Enfermagem do Trabalho; Gestão de Energia; Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição; Logística Reversa; Panificação e Confeitaria; e Radiocomunicação.

Cursos superiores de tecnologia

Assim como os de bacharelado e de licenciatura, os cursos das Fatecs são de nível superior com o diferencial de serem direcionados para demandas mais específicas de determinado setor produtivo. “As matrizes curriculares e propostas pedagógicas têm um alinhamento maior com o mundo do trabalho e os setores de produção de bens, serviços e tecnologias”, explica o diretor do Departamento Acadêmico Pedagógico da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do CPS, André Braun.

As Fatecs oferecem 17.960 vagas para 84 cursos superiores de tecnologia neste Vestibular, aumento de 15%, na comparação com o mesmo período de 2020 – 2.396 vagas a mais. Entre as novidades para o primeiro semestre de 2021, estão dois novos cursos na área de Tecnologia da Informação (TI): Big Data para Negócios, que será oferecido pela primeira vez na Fatec Ipiranga, localizada na Capital; e Desenvolvimento de Software Multiplataforma, que estreia em cinco unidades: Araras, Franca, Osasco, São José dos Campos e na Capital (Fatec Zona Leste).

Outra novidade é o curso Gestão Empresarial, na modalidade a distância, que volta a ser coordenado pelo Centro Paula Souza (CPS). O curso será oferecido em 47 polos de aprendizagem, somando 1.880 vagas no primeiro semestre de 2021.

Guia de profissões

As Etecs e Fatecs dispõem de um leque amplo de cursos visando atender diversos segmentos relacionados às áreas de agronegócio, indústria, comércio e serviços. Para conhecer melhor as características de cada formação, diferentes modalidades e possibilidades de carreira entre os cursos oferecidos nas 223 Etecs do Estado, é só consultar o Guia das Profissões Técnicas. Para obter informações sobre os cursos das 73 Fatecs do CPS, incluindo disciplinas estudadas, perfis profissionais e onde trabalhar, o estudante tem à disposição o Guia das Profissões Tecnológicas.

As publicações trazem um panorama completo, incluindo os lançamentos para o primeiro semestre de 2021, de todos os outros cursos com inscrições abertas nos processos seletivos das Etecs e Fatecs.

Inscreva-se!

Os interessados em concorrer a uma vaga no Vestibulinho das Etecs devem fazer a sua inscrição até a próxima quinta-feira (17), às 15 horas, exclusivamente pelo site vestibulinhoetec.com.br. O valor da taxa é de R$ 19. A classificação será feita por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou online.

Quem deseja concorrer a uma vaga nas Fatecs deve se inscrever até quinta-feira (17), até as 15 horas, pelo site vestibularfatec.com.br. A taxa é de R$ 39. A seleção será feita também por análise de histórico escolar.

Compartilhe


Veja também