Engenheiro agrônomo lança produtos à base de óleo de avocado e ozônio

Empreendimento é um dos participantes do programa Escola de Inovadores do Centro Paula Souza

16 de setembro de 2022 4:46 pm Institucional, Parcerias, Programas

A sinergia do óleo de avocado e ozônio potencializa a ação dos componentes presentes e contribui para hidratação e nutrição da pele | Foto: Freepik

Os produtos dermocosméticos oferecem na composição formulações ricas em ativos e características multifuncionais que servem para melhorar a aparência e qualidade da pele. Com o passar do tempo, novos tratamento surgem no mercado, como o tratamento a base de ozonoterapia, presente (principalmente) nos óleos vegetais, como no óleo de coco e sementes de girassol.

E para contribuir ainda mais nos tratamentos disponíveis, o engenheiro agrônomo, José Neto, após uma experiência com o avocado – parente do abacate – decidiu unir a potência do ozônio com os benefícios do óleo extraído da fruta. “Quando estava no terceiro ano da faculdade de engenharia agrônoma, na Unesp de Bauru, estagiei na fazenda Jaguaci, uma das maiores produtoras e exportadoras de avocado. Foi uma experiência incrível e depois de formado tive a chance de voltar e trabalhei lá por cinco anos, enquanto estive lá me apaixonei pelo produto e mercado”, comenta o engenheiro.

A experiência na maior produtora de avocado no Brasil contribuiu também para mais um aprendizado: a manipulação do ozônio. “Quando era responsável pela qualidade de consumo dessas frutas, fazia a aplicação do ozônio como forma de higienizá-las. Na época, não sabia do uso desse elemento como tratamento de saúde e uso nos óleos vegetais, fiquei sabendo por causa do meu avô – que ganhou um frasco com o óleo – e assim tive a ideia de fabricar o meu próprio óleo a base de avocado e ozônio”, revela.

Avozon (Avocado + Ozônio)

Após conhecer os benefícios do avocado e do ozônio, Neto enxergou a possibilidade de unificá-los e desenvolver um produto que contribuísse para a saúde e bem-estar das pessoas. Após compartilhar a ideia com a namorada (e atual sócia), Ana Carolina, formada em engenharia de produção pela Universidade do sagrado Coração (USC) de Bauru, se apaixonou pela iniciativa e incentivou o nascimento da marca.

Avozon surgiu pela sinergia entre o azeite de avocado e a molécula de ozônio, o que resultou no primeiro Azeite de Avocado Ozonizado do Brasil. Entre os produtos do portfólio, o consumidor pode adquirir produtos da linha capilar, corpo e pet. A marca se orgulha por oferecer ao mercado uma linha vegana, cem por cento natural e livre de parabenos, conservantes e não realiza teste em animais.

A marca é uma das iniciativas participantes da Escola de Inovadores, um curso de extensão gratuito e organizado pela Inova CPS, com objetivo de estimular e ensinar as pessoas a empreender e transformar ideias inovadoras em empresas. Para participar, o idealizador precisa apresentar uma ideia, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.cps.sp.gov.br/escoladeinovadores.

Compartilhe


Veja também