Encontro de diretores discute mais qualidade para as Etecs e Fatecs

Todos os diretores das unidades da instituição participam da programação que foi aberta, no primeiro dia, com a palestra “Quantidade sem Qualidade”, proferida pela secretária da Ciência , Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Maria Helena Guimarães […]

5 de dezembro de 2006 10:58 am Etec, Fatec

A diretorasuperintendente, Laura Laganá, participa da abertura das atividades. Na mesa estão a secretária Maria Helena Guimarães de Castro, o vice-diretor superintendente, César Silva, e a chefe de gabinEtec, Elenice Belmonte R. de Castro.

Todos os diretores das unidades da instituição participam da programação que foi aberta, no primeiro dia, com a palestra “Quantidade sem Qualidade”, proferida pela secretária da Ciência , Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Maria Helena Guimarães de Castro. Antes de apresentar o diagnóstico da educação na América Latina, Maria Helena – que deixa a secretaria paulista para assumir a secretaria de Educação no Distrito Federal – falou de sua experiência junto ao Centro Paula Souza: “Acompanhei de perto essa instituição, cujo trabalho merece um reforço institucional. No Centro Paula Souza, eu vi as coisas mais inovadoras e diversificadas em termos de educação pública”.

A diretora superintende Laura Laganá, que convocou a todos para refletir sobre as dificuldades e desafios da instituição para o próximo ano, também ressaltou o momento de comemoração dos bons resultados obtidos em 2006, como o avanço das unidades demonstrado pelo último levantamento do Sistema de Avaliação Institucional e as boas colocações das Etecs no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Na rodada de reuniões que fizemos com os diretores, fiquei encantada com a qualidade e quantidade de projetos das escolas, em especial os projetos sociais”, disse Laura.

Carreira e gestão

A manhã de terça-feira, segundo dia do encontro, foi reservada para a apresentação do Plano de Carreira dos Servidores Docentes e dos Servidores Administrativos pelos consultores, Yassuo Suguimoto, Júlio T. Takemura e Tomoko Matsui.

Logo após o intervalo do almoço, teve início a palestra “Liderança Funcional de Pessoas”, com foco na gestão escolar, pelo escritor e professor com mestrado em Educação, Jairo de Paula. Com trabalho patrocinado pela Lei Rouanet, o conferencista ressaltou que “a escola tem a marca do diretor”. Daí a importância da liderança para se obter o resultado esperado também na educação. Ele lembrou que esse processo se torna mais simples quando se consegue levar a família para dentro da escola.

Durante a palestra, de Paula comentou diversas vezes que “o ser humano funciona se estiver motivado”. E um dos segredos para que isso aconteça está em lançar mão de um astral criativo, em que as pessoas procurem ser mais informais, brincalhonas, sorridentes, irreverentes e inquietas.