Empresa júnior da Fatec Assis alcança alto crescimento

Com núcleo de mídias digitais, InterGestão Jr conseguiu bater meta de faturamento anual em maio; empreendimento é o primeiro do gênero a atingir marca antes de completar o primeiro ano de existência

10 de setembro de 2020 10:26 am Etec, Fatec, Institucional

Danilo (de laranja), professor Antonio Pepece (último à direita) e parte dos estudantes fundadores da InterGestão Jr l Foto: Divulgação

Criada em setembro de 2019, a empresa júnior da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Assis, localizada na Região de Marília, encontrou logo de cara um grande desafio: adaptar-se rapidamente ao isolamento social necessário para enfrentar a pandemia do novo coronavirus. Idealizada por estudantes do curso superior tecnológico de Gestão Comercial para trabalhar presencialmente com assessoria financeira e endomarketing, a InterGestão Jr teve que alterar a carteira de serviços com poucos meses de existência. E deu tão certo que o empreendimento se tornou o segundo do gênero na região a alcançar status de alto crescimento.

Ao implantar seu núcleo de mídias digitais, a InterGestão Jr conseguiu atingir em maio sua meta de arrecadação financeira prevista para o fim do ano – façanha inédita para empresas juniores que ainda não completaram o primeiro aniversário. O objetivo estabelecido em janeiro de 2020 era atender quatro clientes e faturar R$ 1 mil até dezembro. Em maio, com apenas dois clientes, arrecadaram R$ 1,5 mil (50% acima da meta). “A maior parte desse valor veio de uma sorveteria da Capital que nos contratou para introduzira marca nas redes sociais e planejar ações de marketing digital”, explica o presidente da empresa júnior da Fatec Assis, Danilo dos Santos.

“Foi uma performance extremamente positiva e inspiradora, que nos surpreendeu muito”, elogia a presidente do conselho do Núcleo Bauru da Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo (Fejesp), Janaina Silva. “O cliente ficou satisfeitíssimo com a entrega do serviço.”

Danilo explica que um dos fatores fundamentais para a conquista foi a filiação da InterGestão Jr à Fejesp, em dezembro. “Fomos beneficiados de diversas formas. Conseguimos, por exemplo, participar da plataforma TransformeSP, que nos trouxe esse cliente de São Paulo. Somos a primeira empresa júnior implantada dentro das Fatecs a ser federada, mas não queremos ser a única.”

Como empresas juniores são associações civis sem fins lucrativos, o dinheiro arrecadado por elas serve para realimentar esse ecossistema. “O fato de sermos federados nos coloca em contato com nossas coirmãs em todo o Brasil. É um trabalho bem importante, que nos orienta na precificação de serviços, proporciona participação em eventos e ampliação da carteira de clientes, entre outros benefícios. Nós, por exemplo, contratamos uma empresa júnior de Curitiba que nos prestou assistência.”

Valores acessíveis

Empresas juniores são formadas por estudantes dos Ensinos Técnico ou Superior, que realizam projetos e prestam consultoria para os mais diversos tipos de micro e pequenas empresas com preços consideravelmente abaixo do mercado. “É uma oportunidade para empreendedores com dificuldades na gestão e pouco capital para investir nesse tipo de serviço”, ressalta o professor da Fatec Assis Antonio Pepece. “Ao mesmo tempo que contribuem para o desenvolvimento econômico do estado, as empresas juniores estimulam o crescimento pessoal e profissional do aluno.”

Além de Assis, existem empresas juniores nas Fatecs localizadas nos seguintes municípios: Capão Bonito, Cotia, Garça, Jaú, Jundiaí, Mauá, Praia Grande, Presidente Prudente e Santana de Parnaíba.

Compartilhe


Veja também