Na manhã desta segunda-feira, 13 de julho, o governador Geraldo Alckmin visitou as obras em Guarulhos, onde serão instalados o prédio que vai abrigar a futura Escola Técnica Estadual (Etec) e a nova sede da […]
O governador Geraldo Alckmin, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, visitaram obras – Foto: Ciete Silvério
Na manhã desta segunda-feira, 13 de julho, o governador Geraldo Alckmin visitou as obras em Guarulhos, onde serão instalados o prédio que vai abrigar a futura Escola Técnica Estadual (Etec) e a nova sede da Faculdade de Tecnologia (Fatec) do município. O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, acompanharam a visita.
As áreas cedidas pelaCompanhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e pela Secretaria estadual de Educação (SEE) para o campus onde estarão localizadas as duas unidades têm metragem superior a 17 mil metros quadrados. A área total construída será de 18.463,25 metros quadrados. O Estado vai investir mais de R$ 55,6 milhões nas obras de construção dos prédios.
“Estou muito feliz de estar aqui, presenciando o início dessa grande obra. Quando o governador autoriza uma unidade nova, ele não está só autorizando um prédio bonito e equipado, mas garantindo inserção no mercado de trabalho e acesso à formação de qualidade”, disse Laura Laganá. “A iniciativa com certeza vai mudar a vida da juventude de Guarulhos, que terá crescimento pessoal e profissional.”
Entre os ambientes previstos na sede da futura Etec, que terá área construída de 6,8 mil metros quadrados, estão: 13 salas de aula, 12 laboratórios (1 de automação e máquinas elétricas, 1 de células robotizadas, 1 de ciências, 1 de eletricidade e eletrônica, 4 de informática, 1 de instrumentação pneumática / eletropneumática, 2 de instrumentação, 1 de redes), sala multiuso, biblioteca e anfiteatro com 109 lugares.
Constam do projeto da nova sede da Fatec 24 salas de aula, 17 laboratórios (1 de comandos elétricos, 1 de eletricidade e eletrônica, 1 de ensaios metalográficos,1 de hidráulica e pneumática, 6 de informática, 1 de maquetes, 1 de metrológica, 1 de processos e fabricação, 1 de robótica aplicada, 1 de simulação de sistemas, 1 de sistema integrado de manufatura, 1 de instalações elétricas), biblioteca e anfiteatro com 117 lugares. No total, as instalações físicas terão área construída de 8.280,80 metros quadrados.
O campus ainda vai abrigar ambientes comuns às unidades como, auditório com 305 lugares e quadra poliesportiva com arquibancada, com área construída de 3.338,98 metros quadrados.
Outras informações
Os cursos técnicos previstos para a futura Etec, que deve iniciar suas atividades em 2018, são Administração, Automação Industrial, Informática e Instrumentação, além de um curso técnico integrado ao Ensino Médio. “Na Etec, o aluno terá o Ensino Médio integrado ao Técnico em tempo integral. Poderá sair com dois diplomas. O mais importante é a formação do aluno com a qualidade do Centro Paula Souza”, disse o governador Geraldo Alckmin.
Implantada no segundo semestre de 2007, os 709 alunos da Fatec estão distribuídos entre os cursos superiores de tecnologia de Logística Aeroportuária e Logística. A novidade do Vestibular para o próximo semestre é a oferta do curso de Gestão Empresarial na modalidade a distância (EaD), que teve a procura de 6,35 candidatos por vaga no processo seletivo. Após a mudança para a futura sede está prevista a implantação dos cursos de Eletrotécnica e Mecatrônica Industrial.
Pela parceria firmada entre o Centro Paula Souza e a SEE, Guarulhos conta com oferta do Ensino Técnico em duas escolas estaduais: Coronel Ary Gomes e João Crispiniano Soares.