Filtro de Daltonismo

Educação Profissional é tema de painel em congresso para pequenos municípios

Diretora-superintendente do CPS apresenta possibilidades de parcerias para implantação de cursos, durante encontro com gestores municipais, em Águas de São Pedro

31 de outubro de 2024 6:13 pm Etec, Eventos, Fatec, Institucional

Laura Laganá destacou importância do apoio dos municípios na expansão da Educação Profissional e Tecnológica | Foto: Divulgação

O que é necessário para instalação de uma Escola Técnica (Etec) ou Faculdade de Tecnologia (Fatec) estadual do Centro Paula Souza (CPS)? Como as prefeituras podem contribuir com a oferta de cursos de formação profissional? Essas foram as principais questões abordadas pela diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, nesta quinta-feira (31), durante a edição 2024 do Amppesp Fomenta, congresso anual da Associação de Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (Amppesp), realizado em Águas de São Pedro.

“Nos últimos anos, o CPS passou pela maior expansão de sua história. Isso só foi possível graças a um investimento maciço do Governo do Estado e ao apoio essencial das prefeituras, que podem colaborar com a implantação de novos cursos, disponibilizando espaços físicos e indicando formações alinhadas ao setor produtivo local”, afirmou Laura Laganá.

A diretora-superintendente apresentou o trabalho da instituição e as diferentes opções de cursos, que vão da qualificação básica à pós-graduação. Também foram mencionadas as condições mínimas de 40 mil habitantes para instalação de uma Etec e 100 mil habitantes para uma Fatec. “Porém, os municípios que não dispõem dos requisitos necessários podem ser contemplados com uma classe descentralizada, oferecendo cursos técnicos administrados por uma Etec próxima, com a mesma certificação e qualidade reconhecida do CPS”, disse.

Ao final da apresentação, ela ressaltou que as condições podem ser flexibilizadas e as portas do CPS estão sempre abertas a todos os interessados em colaborar com o modelo de ensino da instituição. “Quando o prefeito de fato enxerga a importância de ofertar para seus jovens uma formação profissional de qualidade e quer investir na implantação de novos cursos, a gente une forças, batalha e consegue”, reiterou.

Gestão municipal em pauta

Pensada para contribuir com os novos gestores municipais após as eleições, a edição 2024 do Amppesp Fomenta tem como objetivo oferecer uma grande oportunidade para administradores públicos e técnicos municipais ampliarem seus conhecimentos a aperfeiçoarem a condução da administração pública municipal. O evento também recebe deputados, prefeitos, vereadores e servidores dos mais diversos setores das prefeituras dos municípios de pequeno porte do Estado de São Paulo.

Entre os temas debatidos estão prestação de contas, processo de transição e preparação documental para encerramento de mandatos. Também foram abordados conteúdos destinados aos recém-eleitos, como captação de recursos, busca de emendas parlamentares e gestão de convênios, bem como temas relacionados à educação inovadora e sua importância na rede municipal de ensino.

Assista à transmissão:

Compartilhe


Veja também