Professor registra memória culinária coletiva de alunos; com rigor técnico instruções estão reunidas em e-book que traz sabores de várias regiões do Brasil e do exterior
Com os alunos, Claudio Arcanjo coordenou os trabalhos e organizou as receitas que compõem o e-book | Foto: Divulgação
Receitas de família sempre foram passadas adiante por meio da memória ou de um caderno com quantidades imprecisas. Não raro, escritas em caligrafia pouco legível. Por isso, o professor Cláudio Arcanjo, da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, da Capital, decidiu resgatar essas iguarias entre os alunos dos cursos técnicos de Gastronomia e de Nutrição, conferindo maior precisão técnica às instruções culinárias.
Em janeiro de 2024, ele começou a testar receitas e ouvir dos estudantes as histórias por trás de cada prato doce ou salgado. De festas e comemorações a simples almoços entre familiares, as memórias que conhecemos por meio dos alunos podem incluir até mesmo um bolo comum, do dia a dia, desde que seja capaz de evocar boas lembranças.
Testadas, ajustadas e fotografadas, as receitas compõem um e-book que qualquer pessoa pode acessar e repetir em casa. Cláudio já levou a experiência a três turmas de primeiro módulo da disciplina gastronomia e hospitalidade, que ministra na Etec. Com estudantes vindos de várias regiões do País, além de jovens com ascendência estrangeira, o resultado é uma boa variedade de pratos, com ingredientes acessíveis e sabores inesperados.
Diversidade
Dividido em seis categorias: caldos, massas e tortas, arroz e carnes, sobremesas, bolos e biscoitos, pães e hambúrgueres, o trabalho traz pratos para todos os gostos e ocasiões, contabilizando 19 receitas simples de fazer, que usam ingredientes facilmente encontrados nos mercados.
“Em uma turma, há uma diversidade incrível e cada aluno traz suas referências”, conta o professor, que aborda, em sua disciplina, temas como história da gastronomia, hospitalidade e comensalidade. “A ideia é despertar os estudantes para um olhar mais sensível do ato de cozinhar, servir e receber”, define. Por isso, as turmas terminam o ano oferecendo um jantar para os pais. Os celulares registraram tudo, mas o mais interessante foi a interação entre anfitriões e convidados.