Duas Etecs estão na final do Técnico Empreendedor

Duas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais vão disputar a final nacional do Prêmio Técnico Empreendedor, promovido por meio de parceria entre o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A competição tem o objetivo de estimular, reconhecer e divulgar as atividades de empreendedorismo e cooperativismo desenvolvidas pelos alunos dos cursos técnicos de instituições de educação profissional e tecnológica. Os projetos desenvolvidos pelos alunos da Etec de Lins e da Etec Prof. Alcídio de Souza Prado, de Orlândia, ficaram entre os três melhores da Região Sudeste do País e vão disputar a finalíssima em Brasília, em 25 de novembro.

Os vencedores da etapa regional foram homenageados em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 30, na sede do Sebrae, em São Paulo, com a presença da chefe de Gabinete do Centro Paula Souza, Elenice Belmonte, e do diretor superintendente do Sebrae-SP, Ricardo Tortorella.

Para concorrer ao Prêmio, os estudantes tiveram que desenvolver, sob orientação de professores, projetos de empresas com possibilidade de se transformar em negócio executável e que comprovadamente contribuam com o processo de desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades.

Dois estudantes do curso de Edificações da Etec de Lins elaboraram uma fabrica de blocos produzidos a partir de resíduos da construção civil – a Reconstroe. De acordo com os alunos, a coleta de material para a fabricação dos blocos apresentaria um impacto positivo importante. “Em Lins já tivemos nascentes de rio comprometidas por causa de entulho. Ao retirarmos esse material reduzimos o impacto ambiental e teremos matéria prima a custo zero”, explica Bruno Tosti, um dos integrantes do grupo.

Na Etec de Orlândia, o projeto foi o empório Sabor e Saúde, especializado em doces fabricados especialmente a pessoas portadoras de diabetes, hipertensão e colesterol alto. Além de receitas especiais, a loja ofereceria um espaço para exercícios físicos e fisioterapia. “Fizemos uma pesquisa de campo para avaliar a viabilidade do projeto e tivemos 100% de aceitação entre os entrrevistados”, disse Caroline Parizi, uma das quatro alunas do curso de administração envolvidas no trabalho.

“Projetos assim são fundamentais para que o País construa uma sociedade mais justa no futuro, que melhore a geração de emprego e de renda. É muito gratificante encontrarmos dentro de nossas escolas iniciativas como essas, que aliam criatividade, empreendedorismo e responsabilidade social”, ressaltou Elenice Belmonte.

Governo oferece Novotec Integrado nas escolas estaduais
Etec realiza workshop sobre cultivo de abelhas sem ferrão
Pesquisa de Fatec prova facilidade de aliciamento na internet
Fatec Itaquera está com inscrições abertas para cursinho