Filtro de Daltonismo

Documentário destaca projeto de construção de biodigestor da Etec de Andradina

Curta-metragem Fazendo a Diferença está disponível na plataforma de vídeos YouTube

23 de janeiro de 2026 11:21 am Etec, Projetos

Oficina gratuita ensinou o passo a passo para a construção de um biodigestor na Etec de Andradina | Crédito: Reprodução

Um projeto de construção de biodigestor implantado na Escola Técnica Estadual (Etec) Sebastiana Augusta de Moraes, em Andradina, cidade localizada a 630 quilômetros da Capital, é tema do documentário Fazendo a Diferença, que mostra como foi um curso prático de cinco dias voltado à construção coletiva do equipamento.

A atividade contou com a participação de instrutores ambientais, docentes, estudantes e agricultores familiares de assentamentos da reforma agrária de Andradina e municípios vizinhos. Ao longo da semana, o grupo participou de oficinas teóricas e práticas que ensinaram, passo a passo, a montagem de um biodigestor — reator responsável pela decomposição de matéria orgânica para a produção de biogás.

“Na segunda-feira, realizamos uma sensibilização do grupo, com palestras sobre permacultura, conhecimentos tradicionais e tecnologias socioambientais de baixo custo. Nos dias seguintes, foi muito trabalho coletivo. Todos atuaram juntos e, na sexta-feira, o reator estava pronto”, relembra o professor Leandro Barradas.

Tecnologia e impacto

O biodigestor foi instalado nas dependências da própria Etec de Andradina, unidade localizada próxima ao rio Tietê. Parte da comunidade escolar e de moradores da zona rural do município não conta com acesso à rede de saneamento básico, o que representa riscos à saúde pública e ao meio ambiente, especialmente à qualidade do solo e dos recursos hídricos.

A experiência também foi replicada em comunidades rurais de assentamentos da reforma agrária no município de Ilha Solteira, às margens do rio Paraná, ampliando o alcance social da iniciativa.

Segundo Barradas, a parceria entre a escola e organizações locais viabilizou a concretização de um projeto antigo. “Além de funcionar como laboratório didático para os alunos, o biodigestor passou a fornecer energia, na forma de biogás, para a pequena agroindústria da unidade”, explica.

A Etec de Andradina desenvolve atividades agropecuárias diversas, como produção de leite e derivados — entre eles queijo e doce de leite —, além do cultivo e beneficiamento de frutas. A implantação da tecnologia contribui para tornar o ambiente escolar mais sustentável e fortalece a difusão de práticas acessíveis de educação ambiental junto à comunidade.

“A proposta é promover a sustentabilidade no espaço escolar e ampliar o acesso à informação e às tecnologias sociais, beneficiando alunos e moradores da região”, conclui o professor orientador da Cooperativa Escola.

Produção audiovisual

O documentário Fazendo a Diferença – disponível na íntegra na plataforma de vídeos YouTube – é parte integrante do projeto voltado à promoção da educação ambiental, da autonomia comunitária e da implantação de tecnologias sociais no interior do Estado de São Paulo.

A produção audiovisual é da Fundação Energia e Saneamento, organização não-governamental patrocinada pela CTG Brasil. A iniciativa teve financiamento do governo federal e do Ministério da Cultura.

Compartilhe


Veja também