Filme com alunos da Etec Pirituba estreia com 50 sessões


29 de agosto de 2019

Compartilhe!

Alunos da Etec e a jornalista Viviane Duarte participaram do documentário "O silêncio dos homens" l Foto: Reprodução/Monstro Filmes

Alunos da Etec e a jornalista Viviane Duarte participaram do documentário “O silêncio dos homens” l Foto: Reprodução/Monstro Filmes

O silêncio dos homens, documentário que conta com a participação de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, localizada no bairro de Pirituba, na Capital, estreia nesta quinta-feira (29). Serão mais de 50 sessões abertas ao público em diversas cidades brasileiras – confira a confira a lista de salas.

Dirigido por Ian Leite, o filme se propõe a investigar as dores, sofrimentos, obstáculos, omissões, qualidades, riquezas e processos de mudança dos homens. Também aborda temas como masculinidade tóxica, machismo e sexismo. Assista ao trailer aqui.

Desde março, por meio do projeto Plano de Menino, da jornalista Viviane Duarte, estudantes da Etec participam voluntariamente de rodas de conversa quinzenais – mediadas por psicólogos, jornalistas e advogados, entre outros profissionais – sobre temas como masculinidade, violência contra mulher, carreira, relacionamentos e o papel do homem na construção de uma sociedade com mais equidade. Um dos encontros, com 20 meninos e 5 meninas, foi filmado e incluído no longa-metragem com entrevistas.

Alunas da Etec de Pirituba já participam do projeto Plano de Menina há três anos. De acordo com a diretora da unidade, Eliane Malteze, além da melhora no desempenho acadêmico, nesse período foi possível perceber que elas estão mais conscientes das possibilidades profissionais e do lugar da mulher na luta pelo fim das desigualdades. “Já dá para notar que os meninos também começam a entender seu papel na sociedade. Temos menos comentários machistas e sexistas, as relações entre eles melhoraram muito.”