Do banco para a lousa

A reportagem de capa da edição 10 da revista do Centro Paula Souza mostrou oito histórias de professores e diretores que foram alunos de Etecs e Fatecs. Eles contaram como suas carreiras se ligam à […]

1 de abril de 2009 3:00 pm Etec, Fatec

A reportagem de capa da edição 10 da revista do Centro Paula Souza mostrou oito histórias de professores e diretores que foram alunos de Etecs e Fatecs. Eles contaram como suas carreiras se ligam à da instituição: Veja integra da matéria na revista.

Leia aqui mais depoimentos:

Antonio Joaquim Almeida Ferreira 
Elaine Parra Afonso
Mauro Tomazela
Rogério Pinto Alexandre

ANTONIO JOAQUIM ALMEIDA FERREIRA

Diretor da Etec Alberto Santos Dumont (Guarujá)

Ingressei em 1977 no Técnico em Eletrônica na escola que é hoje a Etec Aristóteles Ferreira. Após estágio na Philips, fui convidado a lecionar naquela unidade em março de 1981. Em 1984, ingressei em Administração de Empresas, e me formei em 1987. Dez anos depois, concluí uma pós-graduação lato sensu em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Durante esse período participei de diversos projetos e coordenei os cursos de Eletrônica e Eletrotécnica. Em novembro de 2005, recebi o convite para coordenar a implantação de classes descentralizadas na cidade de Guarujá. Entre os maiores desafios esteve a implantação do Técnico em Manutenção Aeronáutica, uma habilitação inédita no Centro Paula Souza. Conseguimos a adequação com a Agência Nacional da Aviação Civil, que regulamenta esse tipo de formação profissional. Fiquei muito orgulhoso na formatura da primeira turma: 15 dos 17 alunos foram contratados por empresas de aviação. Fui convidado para ser diretor da Etec Alberto Santos Dumont, criada em junho de 2006. Uma das metas de minha gestão é ampliar cursos e instalar novos laboratórios em um prédio próprio.

Voltar ao Topo

—————————————————————————————————————–


ELAINE PARRA AFONSO

Professora da Etec Amim Jundi (Osvaldo Cruz) e da Fatec Ourinhos

Ingressei na Fatec de Ourinhos no curso de Processamento de Dados, em 1994. Optei pelo curso por gostar da área de tecnologia. Como buscava ensino de qualidade, com chance de inserção ativa no mercado de trabalho, escolhi a Fatec, pois a instituição oferece possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal.

Logo após me formar, realizei estágios em escola de informática, e isso despertou meu interesse pela docência. Sempre gostei de estudar, estar em contato com pessoas e compartilhar meu conhecimento.

Em 2000, fui aprovada em um concurso do Centro Paula Souza, na Etec Amim Jundi (Osvaldo Cruz), para ministrar aulas de Informática. Atualmente sou coordenadora de área dos cursos técnicos em Informática e Informática para Internet, nessa mesma Etec.

Fiz pós-graduação lato sensu em Métodos Quantitativos Aplicados e Mestrado em Ciência da Computação, título que contribuiu para meu ingresso no ensino superior: em 2008 comecei a ensinar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Fatec de Presidente Prudente.

Entre os maiores desafios da minha carreira estão manter-se atualizada para reagir à rapidez das mudanças no mundo de hoje, descobrir como lidar com as novas tecnologias, dialogar com o novo e saber lidar com a heterogeneidade dos alunos nas salas de aulas.

Gostaria que a instituição recebesse de presente pelos seus 40 anos um título de reconhecimento pela sua produção de conhecimento e formação de profissionais competentes.

Voltar ao Topo

—————————————————————————————————————–

MAURO TOMAZELA

Diretor da Fatec Tatuí

Entrei na Fatec São Paulo em 1979, em Processos de Produção, influenciado por meu irmão mais velho – Moacir Tomazela. Ele se formou tecnólogo nesse mesmo curso, na primeira turma do Centro Paula Souza (Fatec Sorocaba). O sucesso do Moacir me estimulou. Depois de formado, trabalhei de 1981 a 1995 numa fábrica de tratores. Em 1986 prestei concurso para professor auxiliar na Fatec Sorocaba, conciliando o trabalho nessa firma com a docência. Gostei tanto de dar aula que decidi pedir demissão, quando vi que queria investir na carreira acadêmica. Nos anos 90 fiz especialização em Automação Industrial – houve épocas em que viajava todo dia para São Paulo por causa dos estudos. Depois, ingressei no mestrado em Engenharia de Produção (um curso em convênio entre a Escola Politécnica da USP e o Centro Paula Souza). Concluí em 1999: nessa época fui coordenador da área Processos de Produção. Entre 1999 e 2002 fui chefe do departamento de Mecânica, depois cursei o doutorado, entre 2002 e 2007. Em 2006 assumi a direção da Fatec Tatuí.

Meu maior desafio é dar continuidade aos projetos da unidade. Teremos uma reforma, com início previsto para julho e duração de cerca de um ano. Por isso faremos uma mudança temporária para um prédio cedido pela prefeitura, que está sendo adequado para receber os treze laboratórios da nossa Fatec. Além disso, fomos contemplados pelo Sebrae para instalar uma incubadora de empresas em Tatuí. O objetivo principal é fazer com que os alunos apresentem projetos inovadores e desenvolvam o empreendedorismo.

A família Tomazela tem tradição em docência no Centro Paula Souza: meu irmão Moacir dá aulas de Hidráulica. E minha esposa, Maria das Graças Junqueira Machado Tomazela, que conheci na faculdade, foi diretora por oito anos em Indaiatuba e agora é coordenadora do curso de Informática.

Voltar ao Topo

—————————————————————————————————————–


ROGÉRIO PINTO ALEXANDRE

Coordenador de Informática da Fatec Lins

Estudei na primeira turma do técnico em Informática na Etec Prof. Eudécio Luiz Valente (Adamantina), entre 1993 e 1994. Comecei a trabalhar em caráter excepcional em 1995, dando aula. Fiz a graduação em Processamento de Dados em uma autarquia municipal, a FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas).

Cursei o mestrado na Unesp de Ilha Solteira, sobre redes neurais artificiais. Trata-se da aplicação das redes que existem no cérebro humano em um sistema computacional, para melhorar a tomada de decisões pela máquina. Durante a pesquisa, fiz ensaios experimentais e simulações de desgaste de peças em tornos mecânicos. Os operadores trocam a peça muito antes do necessário, o que implica em desperdício. A rede neural serviu para acertar o momento exato de desgaste e acertou o momento correto da troca.

A partir do ano 2000, desenvolvi o projeto de manutenção de equipamentos de laboratórios e da parte administrativa da Etec. Em 2008 assumi a coordenação de Informática. Agora, fui chamado para coordenar o curso na nova Fatec Lins, e assim continuo a tradição, iniciada nos tempos de aluno, de ser pioneiro nas unidades.

A região demanda profissionais na área de Tecnologia da Informação e vejo como aspecto positivo o crescimento da escola, do corpo docente e da região. Tentarei levar minha experiência na Etec para a Fatec, estruturar o serviço de manutenção dos equipamentos para alunos e funcionários – seja com um projeto específico, ou com atividades coordenadas.

Compartilhe


Veja também