Filtro de Daltonismo

Diretor-executivo global do British Council visita Centro Paula Souza

Encontro serviu para apresentar proposta de acordo de cooperação entre as duas instituições; equipe do British Council também conheceu laboratórios da Etec Santa Ifigênia

7 de outubro de 2025 2:43 pm Institucional, Internacional, Parcerias

McDonald e Dias assinaram proposta de trabalho para formalização de acordo de cooperação entre as duas instituições l Foto: Roberto Sungi

O Centro Paula Souza (CPS) recebeu na manhã desta terça-feira (7) a visita do diretor-executivo global do British Council, Scott McDonald. O representante do consulado britânico foi recebido na Administração Central, na Capital, pelo presidente do CPS, Clóvis Dias, além de integrantes da Coordenadoria Geral de Ensino Médio e Técnico (CGETEC) e da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter).

Um dos objetivos do encontro foi apresentar proposta de trabalho para formalização de acordo de cooperação entre as duas instituições. “O aprendizado da língua inglesa é tradição nas nossas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, tanto em sala de aula quanto por meio do Intercâmbio Cultural”, analisou Clóvis Dias.

“Essa parceria pode ser fundamental para expandirmos o aprendizado de uma das competências essenciais no mundo atual: a comunicação em uma língua global”, acrescenta o vice-presidente do CPS, Maycon Geres.

“A estrutura que vocês têm aqui é muito impressionante”, elogiou McDonald após a apresentação da equipe do CPS. “Estamos muito felizes e honrados em tentar encontrar caminhos de colaboração, seja no aprendizado do inglês ou pensamento computacional, entre outras habilidades”, acrescentou.

Depois da reunião para tratar da futura parceria, os representantes do British Council, acompanhados pela equipe do CPS, conheceram alguns laboratórios da Etec Santa Ifigênia, localizada no mesmo complexo da Administração Central.

Desafio Learning Sectors

O British Council e o CPS já são parceiros na realização do Desafio Learning Sectors: Acelerando no Circuito da Aprendizagem. A iniciativa busca inspirar jovens para o futuro por meio da educação Stem (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Mais de 90 grupos de alunos e professores de Etecs participaram da competição. 

Os vencedores da edição deste ano foram os estudantes da Etec Jorge Street, localizada em São Caetano do Sul, no Grande ABC. Como prêmio, os jovens ganharam uma experiência imersiva nos bastidores do Grande Prêmio de Fórmula 1, no mês de novembro, em Interlagos.

Durante o encontro, o grupo apresentou, em português e em inglês, o projeto vencedor: Tradulibras: interface que exibe vídeo em tempo real, reconhece gestos do alfabeto na Língua Brasileira de Sinais (Libras), converte em texto e vocaliza a frase.

Confira mais imagens do encontro:

Compartilhe


Veja também