Iniciativa do British Council incentiva estudantes a resolver problemas reais usando lógica e pensamento computacional; professores podem inscrever equipes até dia 12
Equipe vencedora do Learning Sectors ganhará experiência imersiva nos bastidores do Grande Prêmio de São Paulo l Foto: Divulgação
Professores dos Ensinos Médio, Médio integrado ao Técnico e Articulado ao Ensino Superior Tecnológico (AMS) de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) podem inscrever suas equipes até dia 12 de abril para o Desafio Learning Sectors. A iniciativa busca inspirar estudantes para o futuro por meio da educação Stem (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática).
A equipe vencedora ganhará uma experiência imersiva nos bastidores do Grande Prêmio de Fórmula 1 de São Paulo, em novembro de 2025. O professor líder deve cadastrar a equipe de até três alunos e um professor colíder (opcional). Inscrições e mais informações neste link. Confira aqui o tutorial para realizar o procedimento.
Promovido pelo British Council, com o apoio da Fórmula 1®, o Desafio Learning Sectors incentiva estudantes do Ensino Médio a resolver problemas reais usando pensamento computacional, criatividade, trabalho em equipe e inovação.
“Para participar da competição, não é necessário ter conhecimento ou experiência prévia sobre pensamento computacional, programação ou educação Stem”, explica a professora coordenadora de projetos da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Elizabete Calderon.
A educadora conta que o Desafio Learning Sectors é organizado em etapas. Em cada fase, serão realizadas oficinas online para que os participantes se prepararem, como identificação de um problema real, planejamento de uma solução, construção e testes de um protótipo funcional. Essas atividades, não obrigatórias, são direcionadas aos professores líderes.
Os projetos serão avaliados pelos critérios de equidade, diversidade, inclusão, originalidade, criatividade, viabilidade, qualidade do protótipo e impacto social.