Biocombustíveis


Descrição

A produção de combustíveis a partir de matéria orgânica de origem vegetal (biomassa), como cana-de-açúcar e soja, milho, além de resíduos, como o bagaço da cana e sobras de poda de eucaliptos. O aluno vai aprender como produzir biodiesel, biogás, bioetanol e bioeletricidade. As disciplinas básicas para a compreensão dos processos de produção são física, química, biologia e matemática. Gestão da qualidade, gestão ambiental, fundamentos de logística e inglês também fazem parte da grade do curso.

Atuação

Planeja, gerencia e supervisiona a produção de biocombustíveis nas indústrias. Está apto a gerenciar equipes de produção e de manutenção de equipamentos industriais e agrícolas. É responsável por controlar a qualidade tanto da matéria-prima quanto do produto final. Pode atuar também em laboratórios industriais, analisando as características e propriedades dos biocombustíveis, e na área de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Nas propriedades rurais, pode cuidar da preparação do solo para o plantio, em especial da cana-de-açúcar, assim como das técnicas de colheita. A sociedade e o mercado demandam o uso de energias renováveis e limpas em alternativa à energia proveniente do petróleo, o que abre campo de trabalho para o tecnólogo em Biocombustíveis. O Brasil é o segundo maior produtor global de bioetanol e biodiesel, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, conforme levantamento realizado em 2014 pelo Balanço Energético Nacional.

Onde Trabalhar

Indústrias sucroenergéticas, como usinas e destilarias de cana-de-açúcar e indústrias de biodiesel e de etanol; indústrias de equipamentos para produção de biocombustível; empresas do segmento de oleaginosas (soja, dendê, girassol, pinhão manso, mamona etc); instituições de ensino e pesquisa. O tecnólogo pode ainda abrir seu próprio negócio.

Onde estudar

Fatec Jaboticabal – Nilo de Stéfani
Fatec Piracicaba – Deputado Roque Trevisan
Fatec Araçatuba – Prof. Fernando Amaral de Almeida Prado