Oferecido na Etec Benedito Storani, qualificação profissional em Gestão de Equinocultura aborda práticas como criação de cavalos, formação de pastagens, manejo reprodutivo e alojamento
Gestão de Equinocultura aborda práticas como criação de cavalos em confinamento, higiene e alojamento dos animais l Foto: Divulgação
Começa nesta sexta-feira (10) o segundo módulo do curso gratuito de qualificação profissional em Gestão de Equinocultura oferecido na Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani, localizada em Jundiaí, na Região de Campinas. A capacitação abre pela segunda vez consecutiva a Semana Equestre do município, que vai até o dia 19.
Gratuito, o curso é ministrado para turmas de 30 alunos e se divide em seis módulos, que abordam práticas como criação de cavalos em regime de confinamento ou em campo, formação de pastagens, manejo reprodutivo, higiene e alojamento dos animais, entre outras funções.
O primeiro módulo foi o de Técnica de Casqueamento e Ferrageamento, seguido por Administração de Haras, que começa na sexta. Os demais são Auxiliar de Inseminação de Cavalo, Domador, Tratador e Trotador. Os estudantes são certificados no final de cada um deles. Para receber o diploma de gestor de equinocultura, é necessário completar os seis módulos.
“Jundiaí tem muitos criadores de cavalo que precisam de prestadores de serviço qualificados. Por isso nos procuraram para que repetíssemos a formação esse ano”, afirma o coordenador do curso Eduardo Alvarez.
A capacitação foi elaborada por professores das Etecs em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Associação dos Médicos Veterinários de Jundiaí e Região (Amvejur), Romaria Diocesana Mista de Jundiaí e Sindicato Rural de Jundiaí.
Confira abaixo programação completa desta edição :