Criação do Parque Tecnológico traz benefícios para a Fatec São Bernardo do Campo

O objetivo do recém-criado Parque Tecnológico de São Bernardo do Campo é fazer com que empresas, poder público, sindicatos e instituições de ensino e pesquisa trabalhem em projetos conjuntos, especialmente em ações de desenvolvimento tecnológico […]

18 de janeiro de 2013 12:55 pm Fatec

O objetivo do recém-criado Parque Tecnológico de São Bernardo do Campo é fazer com que empresas, poder público, sindicatos e instituições de ensino e pesquisa trabalhem em projetos conjuntos, especialmente em ações de desenvolvimento tecnológico nos setores de defesa, petróleo e gás, design, ferramentaria e automotivo.

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de São Bernardo do Campo – Adib Moisés Dib é uma das instituições de ensino superior  do Conselho Técnico-Científico do Parque Tecnológico. “Os integrantes do Conselho vão prospectar empresas da região do Grande ABCD e de Santos – com foco no pré-sal –, identificar demandas e desenvolver pesquisas aplicadas, com o apoio de outras áreas do Parque, responsáveis por buscar recursos em agências de fomento”, explica Leandro Zeidan Toquetti, diretor da Fatec. “Alunos e professores do curso de Tecnologia em Automação Industrial da faculdade podem desenvolver sistemas e robôs que otimizem os processos de produção em diversas áreas.  Já o foco de outro curso, Informática para Negócios, é criar softwares para auxiliar empresas no gerenciamento de sistemas de informação e gestão”, completa.

Os próximos passos desta iniciativa serão a definição do terreno do Parque Tecnológico, a captação de recursos e a contratação de projetos de pesquisa, articulando empresas e universidades. O projeto definitivo para a sede deve ser definido no segundo semestre de 2013.

A sede provisória para o início dos trabalhos será nas instalações do Colégio Salete, no Centro de São Bernardo, onde também funciona parte da Universidade Federal do ABC.

Compartilhe


Veja também