Filtro de Daltonismo

Cresce procura por Ensino Médio integrado ao Técnico em Etecs

De 2021 a 2025, número de candidatos inscritos no Vestibulinho teve alta de 78%; modalidade une educação e qualificação profissional

22 de outubro de 2025 9:32 am Etec, Institucional

A combinação entre teoria e prática é um dos diferenciais da modalidade do Ensino Médio integrado ao Técnico | Foto: Gastão Guedes

Aumentou o número de jovens interessados em cursar o Ensino Médio integrado ao Técnico em Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) nos últimos anos. Entre 2021 e 2025, o número de candidatos inscritos no processo seletivo do Vestibulinho com esse interesse aumentou 78%, passando de 108.553 para 193.671 inscrições.

Qualificação profissional

A modalidade tem se consolidado como uma opção estratégica para estudantes que desejam ingressar mais preparados no mercado de trabalho ou ter contato com a área profissional ainda durante o Ensino Médio.

Aluna da Etec Júlio de Mesquita, em Santo André, Gabriely Rodrigues de Amorim Lima representa bem esse perfil. Atualmente no 3º ano do Ensino Médio com habilitação profissional em Técnico em Edificações, a estudante conta que a escolha foi motivada pelo desejo de unir a formação básica à qualificação profissional.

“Quando optei por cursar o Ensino Médio integrado ao Técnico, quis otimizar meu tempo. Assim, ao concluir o Ensino Médio, também teria uma formação técnica, podendo ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho com uma boa base”, relata a jovem.

Gabriely Rodrigues, da Etec Júlio de Mesquita, cita desejo de unir a formação básica à qualificação profissional


Ayla Ny Caires de Paula, da Etec Santa Ifigênia, destaca a infraestrutura e a grade curricular oferecidas pelas unidades do CPS

Aulas práticas

A combinação entre teoria e prática também é um dos diferenciais do modelo. Nas Etecs, os alunos participam de atividades em laboratórios e desenvolvem projetos práticos, ampliando a vivência profissional e fortalecendo a formação técnica.

Para a estudante Ayla Ny Caires de Paula, que cursa o 2º ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Gastronomia na Etec Santa Ifigênia, na Capital, a infraestrutura e a grade curricular oferecidas pelas unidades do CPS foram fatores decisivos na escolha. “Sempre estudei em escola pública e sabia que, na Etec, com o Ensino Técnico, conseguiria me preparar melhor para o mercado de trabalho. Hoje já busco, inclusive, oportunidades profissionais”, afirma.

Modalidades

Nas unidades geridas pelo Centro Paula Souza, o Ensino Técnico é oferecido em quatro modalidades: Médio integrado ao Técnico; AMS – modelo de Ensino que integra os Ensinos Médio, Técnico e Superior; cursos Técnicos; especializações técnicas.

“Todos os nossos cursos técnicos têm como objetivo preparar o jovem para o mercado de trabalho, com um ensino gratuito e de qualidade, alinhado às demandas das mais variadas áreas profissionais”, explica Divanil Antunes Urbano, coordenador geral de Ensino Médio e Técnico do CPS.

Vestibulinho

As inscrições para o Vestibulinho das Etecs, com início das turmas no primeiro semestre de 2026, estão abertas até 3 de novembro, exclusivamente pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 29.

Ao todo, o processo seletivo das Etecs oferece 92.355 vagas, distribuídas entre 228 unidades e classes descentralizadas em todo o Estado de São Paulo.

Entre as oportunidade oferecidas estão 11.109 vagas para quem deseja cursar o Ensino Médio integrado ao Técnico no período noturno. A modalidade é uma boa opção para quem trabalha ou faz outras atividades no horário comercial. As oportunidades estão espalhadas em diversas unidades.





Compartilhe


Veja também