Atualizado em 24/04/2018 – Entre as 71 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), 35 já possuem revistas científicas próprias, publicações que conectam os estudantes com o ambiente científico e facilitam a divulgação da produção acadêmica das unidades. […]
Crédito: Divulgação | Fatecs já contam com 35 revistas científicas próprias. Confira as publicações de cada unidade
Atualizado em 24/04/2018 – Entre as 71 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), 35 já possuem revistas científicas próprias, publicações que conectam os estudantes com o ambiente científico e facilitam a divulgação da produção acadêmica das unidades. Outras 18 faculdades estudam desenvolver seus veículos até o final do ano.
A maioria das revistas foi criada nos últimos três anos, o que demonstra uma preocupação recente e crescente das Fatecs em fortalecer o trabalho científico e sua ponte com a sociedade. Do total de publicações, 18 já integram o Qualis, sistema de classificação de periódicos nacionais e internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação.
“A revista científica é a maneira mais rápida de veicular um estudo e alcançar o seu público-alvo”, explica o presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), Rui Seabra. “Na Abec, verificamos um maior número de periódicos brasileiros indexados internacionalmente. No entanto, os editores devem ser sempre criteriosos quanto à qualidade dos artigos publicados e éticos na conduta da política editorial”, diz.
Além de tornarem pública a produção científica, as revistas funcionam como porta de entrada para novos pesquisadores. É por meio delas que os estudantes entram em contato com técnicas de redação científica, se aprofundam nesse tipo de literatura e se aproximam do conhecimento prático desenvolvido nos laboratórios. Esse “treinamento científico” contribui ainda para a maior competitividade dos estudantes na disputa por cursos e bolsas de pós-graduação.
Alunos e professores
Na Fatec Jundiaí, a Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura (RETC), em versão exclusivamente eletrônica, é uma publicação trimestral, que surgiu em 2009. Inicialmente, era voltada apenas a alunos e professores da faculdade. Com o tempo, foi se diversificando e atualmente recebe artigos de diversas Fatecs e de outras instituições de ensino.
De acordo com Sueli Batista, editora-gerente da RETC, anualmente, são publicados, em média, entre 30 e 40 artigos por edição. “Consideramos a revista científica um projeto permanente de extensão. A publicação recebe e divulga trabalhos produzidos em outras instituições, contribuindo para que a educação profissional e tecnológica esteja presente na cena acadêmica brasileira”, ressalta.
Outra revista que tem por objetivo expandir as atividades de pesquisa desenvolvidas na unidade é a da Fatec Itu. O número zero da V@rvItu – Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura foi divulgado em junho de 2012. A cada edição digital, dez artigos inéditos são publicados.
Segundo o editor da publicação, Laerte Fedrigo, a revista tem como princípio difundir ideias que favoreçam a reflexão sobre o papel da ciência e da tecnologia. “É por meio desse canal que a sociedade toma conhecimento de um trabalho de pesquisa, evidenciando o que esses resultados representam para a coletividade e como são percebidos no espaço em que vivemos”, diz.
Para o ex-aluno do curso superior tecnológico de Eventos da Fatec Jundiaí, Rodrigo Emerick, autor do artigo Qualidade de vida que a prática esportiva e/ou atividade física traz por meio de um evento, a publicação traz benefícios para os estudantes. “Cria credibilidade para a instituição e incentiva o aluno a produzir conteúdo”, afirma.
Mas a autoria dos artigos das publicações das Fatecs não fica restrita aos alunos. Os professores também podem colaborar. “É importante que as faculdades e programas de pós-graduação mantenham publicações periódicas para divulgação de suas posições no meio acadêmico, que comporta diversidades ideológicas, tanto de discentes como de docentes”, afirma o professor de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) Antônio de Moraes. Ele publicou uma análise sobre a concepção do Estado na perspectiva da Economia Política Clássica na quinta edição da revista V@rvitu.
Em alguns casos, alunos e professores colaboram no mesmo artigo. É o caso do texto O desenvolvimento de jogos eletrônicos como estratégia da economia criativa, escrito pelo aluno de Gestão da Tecnologia da Informação Augusto Vasto e pela professora de Contabilidade Ruth dos Santos, ambos da Fatec Itu. Segundo ela, o aprofundamento de novos horizontes, assim como a manutenção da ciência como tema recorrente na instituição são os principais benefícios das revistas científicas. O artigo será publicado na próxima edição da revista V@rvitu.
Mais pesquisadores
O movimento nas Fatecs reflete uma tendência nacional. O número de pesquisadores no Brasil aumentou 11%, em 2016 em relação à 2014, segundo o Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), divulgado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CPNq).
O cenário brasileiro é visto com otimismo por Seabra, da Abec. “As revistas brasileiras têm melhorado nos últimos anos. Os editores procuram aperfeiçoar a qualidade dos artigos investindo em sistemas eletrônicos de submissão, na tradução para o inglês, na internacionalização de seu corpo editorial e no time de revisores, entre outras ações”, explica.
O Brasil é o país que mais publicou artigos na América Latina entre 1996 e 2015, segundo o Scimago & Country Journal Rank, um site agregador de publicações científicas. No ranking global, que é liderado pelos Estados Unidos, o País ocupa a 15ª posição. Apesar disso, ainda há muito a ser feito. As agências de fomento encorajam os pesquisadores a publicar seus melhores artigos em revistas internacionais.
Avaliação da Capes
A Capes disponibiliza um acervo com mais de 38 mil publicações internacionais e nacionais para instituições de ensino e pesquisadores. De acordo com a diretora de avaliação da instituição, Rita Barradas Barata, é preciso buscar temas pertinentes. “A publicação tem que ser uma contribuição científica relevante, resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido”, afirma. “Muitos alunos se interessam pela iniciação científica, mesmo que depois não queiram seguir uma carreira acadêmica. A formação científica é relevante tanto em um caso como no outro.”
A Plataforma Sucupira também é uma maneira de buscar as publicações com avaliação pela Capes. É possível realizar um filtro com período, área de avaliação, o ISSN (International Standard Serial Number) — sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas —, o título e a classificação.
“Ter seus artigos analisados por outros pesquisadores, manter a qualidade, a periodicidade e uma boa avaliação são desafios constantes. A Capes tem avaliado os periódicos a partir de sua vinculação e aproximação com programas de pós-graduação. Isso faz com que as revistas científicas procurem se verticalizar e se externalizar, buscando autores e leitores de graduação e de pós-graduação”, conta Sueli.
Revistas Científicas das Fatecs
O Qualis do Capes, disponibiliza uma lista com a classificação de periódicos científicos em estratos A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, sendo A1 o nível mais elevado e C o mais baixo
Fatec | Publicação | Periodicidade | Classificação | Artigos Escritos por | Link |
Americana | Revista Tecnológica da Fatec Americana |
Semestral | Não foi avaliada | Professores, alunos e comunidade acadêmica externa | Link |
Barueri | Simpósio de Comércio Exterior |
Anual | Não foi avaliada | Professores e alunos indicados pelos orientadores | Link |
Bauru | Rehutec – Revista de Humanidades, Tecnologia e Cultura |
Anual | Comunicação e Informação C Educação B5 Filosofia C Interdisciplinar B5 Linguística e Literatura C Sociologia B5 |
Professores | Link |
Botucatu | Tekhne e Logos |
Quadrimestral | Administração Pública E De Empresas, Ciências Contábeis E Turismo B4 Biotecnologia B5 Ciências Agrárias I B5 Engenharias III B5 Interdisciplinar B3 |
Professores, alunos e comunidade acadêmica externa | Link |
Carapicuíba | Revista de Logística da Fatec Carapicuíba |
Semestral | Administração Pública E De Empresas, Ciências Contábeis E Turismo B4 Educação C Engenharias I B5 Engenharias III B5 Psicologia B5 |
Alunos e autores de outras faculdades | Link |
Catanduva | Olhar Tecnológico |
Anual | Comunicação e Informação C | Professores e TCC’s de alunos indicados pela banca | Link |
Garça | Ef@tec | Anual | Não foi avaliada | Alunos, professores e comunidade acadêmica externa | Link |
Guara tinguetá |
Revista Científica On-line: Tecnologia, Gestão e Humanismo |
Semestral | Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4 Ciência dos Alimentos C Ciências agrárias I B5 Educação B5 Interdisciplinar B4 Engenharia III B5 Planejamento Urbano e Regional / Demografia C Linguística e Literatura C |
Alunos, professores e outros IES | Link |
Guarulhos | Revista Fatec Guarulhos: Gestão, Tecnologia & Inovação |
Semestral | Engenharias III B5 | Alunos com orientação dos professores e comunidade acadêmica externa | Link |
Indaiatuba | Reverte – Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Faculdade de Indaiatuba |
Anual | Engenharias III B5 Engenharias IV C Interdisciplinar B5 Linguística e Literatura C |
Professores e comunidade acadêmica externa | Link |
Itapetininga | Perspectiva em Educação, Gestão & Tecnologia |
Semestral | Não foi avaliada | Alunos, professores e comunidade acadêmica externa | Link |
Itaqua quecetuba |
Regit – Revista de Estudos de Gestão, Informação e Tecnologia |
Semestral | Arquitetura, Urbanismo e Design B5 Artes B4 Comunicação e Informação B5 Economia B5 Educação B5 História B4 Interdisciplinar B4 |
Pós-Graduados | Link |
Itu | V@rvItu – Revista de Ciência, Tecnologia e Cultura da Fatec Itu |
Anual | Economia B5 Educação C Interdisciplinar B3 Letras/Linguística C Planejamento Urbano e Regional/Demografia B5 |
Alunos com orientação dos professores e comunidade acadêmica externa | Link |
Jaboticabal | Ciência & Tecnologia: Fatec-JB |
Anual | Biodiversidade C Biotecnologia C Ciências Agrárias I B5 Ciências Ambientais B5 Ciências Biológicas I C Engenharias I B5 Engenharias II B5 Interdisciplinar B5 Medicina Veterinária B5 Química C Zootecnia/Recursos Pesqueiros C |
Alunos, professores e funcionários | Link |
Jacareí | Geohídrica | Semestral | Não foi avaliada | Alunos e professores | Link |
Jahu | Fatecnológica | Anual | Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4 Economia B5 Engenharias I B4 Engenharias IV B5 Linguística e Literatura B5 |
Alunos com orientação dos professores | Link |
Jales | Reagro – Revista Eletrônica de Agronegócio | Semestral | Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4 Ciências Agrárias I B5 Economia B5 Interdisciplinar B5 |
Alunos com orientação dos professores | Link |
Jundiaí | RETC – Revista Eletrônica de Tecnologia e Cultura | Semestral | Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4 Ciências Ambientais B4 Engenharias III B5 Ensino B2 Letras / Linguística B5 |
Alunos orientados por professores, pesquisadors e comunidade acadêmica externa | Link |
Lins | Revista de Ciência e Tecnologia – Fatec Lins | Semestral | Não foi avaliada | Alunos orientados por professores, pesquisadors e comunidade acadêmica externa | Link |
Marília | Alimentus | Anual | Ciências Agrárias I B5 Educação B3 |
Alunos e professores | Link |
Mogi das Cruzes |
Anima Terra | Semestral | Não foi avaliada | Professores, alunos com ajuda de um orientador e comunidade acadêmica externa | Link |
Osasco | Remipe (Revista de Micro e Pequenas Empresas e Empreende- dorismo) |
Semestral | Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B3 Comunicação e Informação B5 Economia B5 |
Alunos, professores e comunidade acadêmica externa | Link |
Ourinhos | Retec – Revista de Tecnologia | Semestral | Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4 Engenharias III B5 Interdisciplinar B5 Materiais B5 |
Alunos, professores e comunidade acadêmica externa | Link |
Piracicaba | Bioenergia em Revista: Diálogos | Semestral | Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4 Ciências Agrárias I B5 Ciências Ambientais B5 Engenharias II B5 Engenharias III B4 Interdisciplinar B4 |
Alunos (após defesa do TCC), pesquisadores e professores | Link |
Praia Grande | Processando o Saber | Anual | Não foi avaliada | Professores e alunos indicados pelos orientadores | Link |
Presidente Prudente | Alomorfia | Semestral | Não foi avaliada | Alunos com orientação dos professores | Link |
São Bernardo | Saber & Ciência | Semestral | Não foi avaliada | Alunos e professores | Link |
São Caetano do Sul |
FaSCi-Tech | Semestral | Engenharias III C Interdisciplinar B4 Linguística e Literatura B2 |
Alunos, professores e outros IES | Link |
São Paulo | Boletim Técnico da Faculdade de Tecnologia de São Paulo | Semestral | Astronomia / Física C Ciência Da Computação C Ciências Agrárias I B5 Engenharias II B5 Engenharias IV B5 Interdisciplinar B4 Materiais B5 |
Professores e alunos indicados pelos orientadores | Link |
Sebrae | Fatec Sebrae em debate: gestão, tecnologias e negócios | Semestral | Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B4 Interdisciplinar B4 |
Alunos | Link |
Sertãozinho | Academus | Semestral | Não foi avaliada | Alunos e professores | Link |
Taquaritinga | Interface Tecnológica | Semestral | Ciências Ambientais B5 Engenharias I B5 |
Alunos e professores | Link |
Tatuapé | InSIET | Semestral | Não foi avaliada | Autores de modo geral, incluindo alunos | Link |
Tatuí | Sapere | Anual | Não foi avaliada | Alunos e outras instituições | Link |
Zona Sul | Refas – Revista da Fatec Zona Sul | Quadrimestral | Administração Pública e De Empresas, Ciências Contábeis e Turismo B3 Interdisciplinar B4 |
Professores, alunos com ajuda de um orientador e comunidade acadêmica externa | Link |
Cesu | Revista CBTecLE | Semestral | Não foi avaliada | Professores, pesquisadores e comunidade acadêmica externa | Link |
Geead | Revista Doctrina | Semestral | Não foi avaliada | Professores, pesquisadores e comunidade acadêmica externa | Link |