CPS resgata experiências de ex-alunos do Intercâmbio Cultural

Conheça os relatos de estudantes das Etecs de Avaré, Parque da Juventude (Capital), Santa Rita do Passa Quatro, Taubaté e da Fatec Sorocaba

19 de dezembro de 2022 11:53 am Etec, Fatec, Internacional

Grupo de intercambistas que viajaram para Londres em 2014 I Foto: Divulgação

Viver em outro país, mesmo que por algumas semanas, tem o potencial de mudar a história de qualquer pessoa. Além da oportunidade de aperfeiçoamento em um idioma, a experiência traz crescimento pessoal e ganhos para a vida profissional. Entre 2011 e 2015, o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS) levou mais de 2,5 mil estudantes e 400 professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para Inglaterra, Estados Unidos, Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Chile. Retomada neste ano, a iniciativa vai levar 329 estudantes para Inglaterra e Irlanda até fevereiro de 2023.

Hoje, ex-alunos das Etecs e Fatecs selecionados em outras edições do Intercâmbio Cultural atuam em diversas áreas e comprovam importância da experiência de estudar fora para o seu desenvolvimento. Ex-aluno do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração da Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, localizada em Taubaté, Matheus Romaneli, de 26 anos, participou do Intercâmbio Cultural em 2013. Ele conta que ao embarcar para San Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, já tinha conhecimento do idioma inglês, mas que aquela foi a sua primeira viagem para fora do País. “Ter sido selecionado foi incrível. Eu fazia o Ensino Médio da Etec, e ingressei no curso técnico para obter excelentes notas e conseguir a bolsa oferecida pelo CPS”, lembra. Após finalizar os estudos na Etec, cursou o Ensino Superior em Comércio Exterior e completou sua formação com um MBA em Gestão de Negócios.

Atualmente, o jovem trabalha como Gerente de Contas da Embraer, atendendo um dos principais clientes de aviação executiva. “O intercâmbio foi uma experiência única e tenho certeza de que jamais me sentirei como me senti em San Francisco, pois o brilho nos olhos da primeira viagem é único.”

Já Maikon Stefan, de 27 anos, cursou o Ensino Técnico em Administração na Etec Prof. Fausto Mazzola, de Avaré. Em 2014, embarcou para o intercâmbio e também para a sua primeira viagem internacional, com destino à Londres, na Inglaterra. “Sonhava em conhecer a cidade, mas sempre me pareceu distante. Com garra, determinação, persistência e força de vontade consegui ser o melhor aluno do meu curso”, conta. Stefan formou-se bacharel em Ciência e Tecnologia e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Hoje, trabalha na gestão de uma escola de inglês online que nasceu na pandemia ocasionada pela Covid-19. “Com o intercâmbio, pude aperfeiçoar o meu inglês, além de conhecer uma nova cultura e acreditar em nossos sonhos”, conta.

A experiência do intercâmbio levou Paula Prearo Jelas, de 28 anos, para os Estados Unidos e, depois, para bem mais longe. Ex-aluna do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração da Etec Manoel dos Reis Araújo, localizada em Santa Rita do Passa Quatro, ela embarcou em 2011 também para a sua primeira experiência internacional, em Portland, no Oregon. “Após realizar o intercâmbio, decidi cursar Letras na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o objetivo de me tornar professora de Inglês”, conta. Atualmente, Paula mora na Eslovênia, onde é professora de inglês e também dá aulas de Português para estrangeiros. “Não sei se teria alcançado tantos objetivos se não tivesse feito o intercâmbio lá atrás.”

Wellington Araújo, de 29 anos, ex-aluno do curso superior de tecnologia em Projetos Mecânicos da Fatec Sorocaba, lembra o momento em que descobriu que havia sido selecionado para o intercâmbio em 2014. “Foi indescritível”. Ele tinha 21 anos quando viajou para Chicago, em Illinois, Estados Unidos. “O intercâmbio foi sensacional. O curso de inglês era puxado, mas aprendi muito, com aulas sobre a cultura e os professores eram incríveis”. Após concluir o curso na Fatec, se formou em Engenharia Mecânica e, hoje, além de realizar mestrado em Engenharia Elétrica na Universidade Estadual Paulista (Unesp), atua na área de desenvolvimento de projetos da Clesse do Brasil, subsidiária de uma indústria francesa.

Rafael Moreno, de 40 anos, ex-aluno do curso técnico em Logística da Etec Parque da Juventude, na Capital, já havia feito intercâmbio em 2010 para Buenos Aires, na Argentina, quando foi selecionado para o Intercâmbio Cultural do CPS. Embarcou em 2013 para San Francisco, nos Estados Unidos, e reconhece que a experiência foi completamente diferente. “Fazer o intercâmbio foi uma experiência que eu levarei para vida toda”, conta. Segundo ele, a oportunidade de conhecer outra cultura, viver o dia a dia de uma cidade diferente, além da imersão em outro idioma, foi muito enriquecedor para sua formação. Após terminar seu curso na Etec, Rafael formou-se em Logística, e hoje faz pós-graduação em Gestão de Projetos e atua como comprador em uma indústria química.

Edição 2022/ 2023

No dia 25 de novembro, o Centro Paula Souza realizou o embarque do primeiro grupo de 20 estudantes das Etecs, com destino à Cambridge, na Inglaterra. Entre janeiro e fevereiro de 2023, mais de 300 estudantes das Etecs e das Fatecs serão contemplados com a experiência de viver e estudar por quatro semanas em cidades da Inglaterra e Irlanda. O programa beneficia os estudantes inscritos com melhor aproveitamento acadêmico em seus cursos e unidades de ensino. Do total de 329 bolsas de estudo oferecidas, 241 destinaram-se às Etecs, sendo 3 vagas para alunos de cursos técnicos EaD. Para as Fatecs, 88 alunos foram selecionados, com 4 vagas para estudantes matriculados em cursos à distância.