Filtro de Daltonismo

CPS realiza fórum sobre competências socioemocionais

Evento online reuniu representantes do CPS e especialistas convidados que debateram desenvolvimento de habilidades como empatia, cooperação e criatividade

5 de abril de 2022 10:14 am Etec, Fatec, Institucional

Vice-diretora-superintendente destacou importância das competências voltadas ao mercado de trabalho | Foto: Reprodução

Atualizado em 5/4/2022, às 17 horas

Com o intuito de debater o papel da educação no desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida profissional, como empatia, cooperação e criatividade, o Centro Paula Souza (CPS) promoveu, nesta terça-feira (5), a segunda edição do Fórum CPS e as Competências Socioemocionais para o Mundo do Trabalho. Voltado a professores, coordenadores, diretores e supervisores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, bem como de outras instituições de ensino, o evento online foi transmitido ao vivo pelo canal da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS no YouTube.

Na abertura do encontro, a vice-diretora-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco, destacou o empenho da instituição para ampliar a utilização de metodologias e práticas pedagógicas focadas no fortalecimento das competências socioemocionais. “Para encarar os desafios da sociedade atual é fundamental saber como selecionar informações, trabalhar em equipe, resolver problemas, tomar decisões e lidar com suas emoções. Com essas habilidades, os  estudantes têm a chance de agir com mais autonomia, responsabilidade e determinação, construindo uma realidade mais ética, democrática e inclusiva”, afirmou.

A aprendizagem socioemocional é definida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC), como uma das práticas capazes de preparar o futuro profissional para atuar em grupo e respeitar as regras de convívio social. “A educação tem um compromisso com o futuro e a gente precisa cada vez mais integrar nos currículos dos cursos as novas exigências que estão transformando o mercado de trabalho”, ressaltou o coordenador da Cetec, Almério Melquíades de Araújo.

De acordo com o coordenador do Ensino Superior de Graduação (Cesu), Rafael Ferreira Alves, a construção de um projeto de vida bem-sucedido requer um entendimento sobre atitudes e comportamentos. “Há uma profunda aplicação das competências socioemocionais na formação dos nossos alunos, potencializando o preparo dos jovens para a vida profissional.”

A programação do fórum, mediado pela diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Cetec, Lucília Guerra, incluiu palestras sobre os seguintes temas: Amabilidade: empatia, respeito, ética e confiança, com Irene Vida Gala, do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo; Abertura ao novo: curiosidade, imaginação, criatividade, com Jéssica Gimenes, da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil); e Engajamento com os outros: cooperação e colaboração, com Rodrigo Filgueira, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Houve ainda uma apresentação das Práticas de Empreendedorismo nos Itinerários Formativos do CPS, com a coordenadora de projetos da Cetec Capacitações Ariane Serafim.

Assista aqui:

Compartilhe


Veja também