CPS promove Balaio de Cultura Afro e debate igualdade racial

Evento reuniu especialistas para discutir as raízes da cultura africana e seu papel propulsor da criatividade; também marcou abertura de exposição fotográfica e lançamento de e-book

21 de novembro de 2019 2:49 pm Etec, Institucional

Especialistas da primeira mesa-redonda debatem o papel da cultura negra na formação da identidade do povo brasileiro | Foto: Divulgação

O Centro Paula Souza (CPS) realizou nesta quinta-feira (21) o evento Balaio de Cultura Afro, na sede da instituição, no centro da Capital. Além de homenagear o Dia da Consciência Negra, o encontro teve como objetivo discutir as raízes da cultura africana e seu papel propulsor da criatividade. A programação incluiu mesas-redondas com especialistas, mostra do documentário Pretas G, exposição fotográfica e lançamento de e-book sobre experiências pedagógicas com as obras de Machado de Assis.

Na abertura do evento, a diretora de Capacitação Técnica e Pedagógica do CPS, Lucília Guerra, destacou a importância de levar o debate sobre o respeito à diversidade e à igualdade racial para dentro das escolas como forma de combater o preconceito e a intolerância. “Temos a responsabilidade de abordar esse tema para que o aluno entenda a relevância da diversidade cultural na sociedade, estimulando atitudes propositivas para construção de um cenário melhor no futuro”, disse.

A primeira mesa-redonda contou com as participações da jornalista e pesquisadora de povos e comunidades tradicionais, Catharina Apolinário de Souza; da professora especialista em educação no combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes, Mari Medeiros; e do diretor de documentários especialista em audiovisual como ferramenta de empoderamento, Rodrigo Portela.

No período da tarde, o debate teve as presenças da consultora de moda, negócios, economia criativa e empreendedorismo social, Dani Gábriél; a especialista em negócios da moda e mestre em Ciências da Religião, Hanayrá Negreiros; e o especialista em antropologia, cultura africana e coordenador do curso técnico de Dança da Escola Técnica Estadual (Etec) de Artes, Luiz Anastácio.

O encontro também marcou o lançamento da exposição fotográfica Farigolo (Pele Humana), que reúne 12 imagens de refugiados africanos no Brasil produzidas pela fotógrafa Gisa Senna. A mostra está em exposição na sede do CPS até 15 de janeiro de 2020.

Experiências com Machado de Assis

Uma das atrações do Balaio de Cultura Afro foi o lançamento do e-book Experiências Pedagógicas com Machado de Assis. A obra traz relatos de experiências, análises de contos e propostas de atividades realizadas por professores de Etecs envolvendo o universo de Machado de Assis, autor de origem negra, considerado um dos maiores escritores da literatura nacional. Confira.

Compartilhe


Veja também