CPS participa da 4ª edição da Conferência Nacional de Educação

Coordenador do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, Almerio Melquíades Araújo, falou sobre o impacto da reforma do Ensino Médio na educação profissional

29 de novembro de 2022 12:17 pm Etec, Institucional

Tema da apresentação será a reforma do Ensino Médio e seu impacto na educação profissional | Foto: Roberto Sungi

Atualizado às 17 horas

A 4ª Conferência Nacional de Educação (Conae) começou nesta terça-feira (29), em formato híbrido, e segue até quinta-feira (1º de dezembro). O coordenador do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza (CPS), Almerio Melquíades Araújo, fez uma apresentação sobre o impacto da reforma do Ensino Médio na educação profissional e tecnológica e a verticalização curricular.

Araújo apresentou os resultados positivos da implantação das mudanças na última etapa da educação básica que, no CPS, começou em 2018. Ele explicou que a reforma permitiu ajustes que resultaram na ampliação da oferta de vagas no Ensino Médio Integrado ao Técnico. Ampliar as matrículas na educação profissional é meta tanto do Plano Nacional de Educação (PNE) quanto do plano estadual.

Além disso, o coordenador destacou que o programa de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), que permite ao aluno fazer o Técnico e a graduação tecnológica em cinco anos ao invés de seis, também é resultado das recentes alterações curriculares. “Nós tiramos das costas do aluno a tarefa de pedir o aproveitamento de disciplinas quando chega ao Ensino Superior e eliminamos o sombreamento curricular, que é a repetição de conteúdos nas duas etapas.”

A Conae está sendo realizada em Brasília, com o tema Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso
com o futuro da educação brasileira
. De acordo com a organização, a Conferência é um espaço democrático aberto pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional.