CPS participa de evento sobre avaliação educacional

28 de setembro de 2021

Compartilhe!

Pisa mede nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de leitura, matemática e ciências | Foto: Gastão Guedes

A diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, participa nesta terça-feira (28), a partir das 18 horas, de um evento promovido pela Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Ela integrará uma mesa de debates com o tema O que o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) para escolas revela sobre uma rede de ensino no Brasil?

Além de Laura, farão parte da discussão Patrícia Monteiro, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc); Elza Guereschi, da Fundação Bradesco; e Chi Sum Tse, do Pisa/OCDE. Os trabalhos serão conduzidos por Nilma Fontanive, coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio e diretora da Abave.

A superintendente do Paula Souza vai apresentar a instituição e mostrar os resultados obtidos pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) na avaliação internacional de 2019. O Pisa mede o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de leitura, matemática e ciências. O exame é realizado a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A Abave promove até amanhã (29) sua nona reunião, bem como a sétima edição do Congresso Brasileiro de Teoria de Resposta ao Item (Conbratri). Neste ano, o tema do evento é Avaliação Educacional no contexto de desigualdades. As palestras e debates giram em torno de quatro eixos: os desafios da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio, a avaliação da qualidade da Educação Superior no Brasil, a avaliação da Educação Hibrida e os desafios da avaliação das novas competências do século 21. Informações sobre o evento podem ser obtidas aqui.