CPS participa da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania em Piracicaba

CPS Participa Da Caravana Da Inclusão, Acessibilidade E Cidadania Em Piracicaba
Evento traz políticas públicas inclusivas ao centro dos debates l Foto: Gatão Guedes

Nesta sexta-feira, dia 10, Piracicaba recebe a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Em sua oitava edição, o evento, aberto ao público, traz novamente ao centro dos debates municipais e regionais as questões relacionadas às políticas públicas inclusivas.

Mais uma vez, o Centro Paula Souza (CPS) participa da Caravana, representado pela assessora de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Alessandra Costa. Também participam do evento a diretora da Escola Técnica Estadual (Etec) Deputado Ary de Camargo Pedroso, Gabriela Vasconcellos; o diretor da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, Klauber José Marcelli; além de educadores e estudantes tanto das Etecs quanto da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Piracicaba.

Programação

O tema central deste ano, o papel do Ministério Público e da Defensoria Pública na garantia dos direitos da pessoa com deficiência, será apresentado por representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

O objetivo da iniciativa é demonstrar quais são as ações e os mecanismos legais, no âmbito da estrutura do MPSP e da Defensoria, pelos quais a população com deficiência pode encaminhar suas demandas não atendidas. À tarde, haverá debate com estudantes portadores de deficiência.

Em 2017, a Caravana passou pelos municípios de Barretos, Cruzeiro e Ipaussu.

Cultura inclusiva

Nas Etecs e nas Fatecs, a inclusão começa no processo seletivo. Já na ficha de inscrição, o candidato pode solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame.

Ao ingressar na instituição, o aluno é entrevistado para que sejam definidas as tecnologias assistivas e a metodologia de ensino adequadas. Os professores são constantemente capacitados para atender as necessidades específicas do estudante com deficiência.

Nos últimos cinco anos, foram treinados cerca de 2 mil funcionários em temas como integração, práticas pedagógicas, metodologias de ensino para pessoa com deficiência, tecnologias assistivas, legislação e linguagem de sinais.

A cultura inclusiva também está presente na rotina dos demais alunos da instituição, com seus projetos tecnológicos que anualmente são destaques em feiras de ciência de todo o País. Entre as invenções recentes dos estudantes estão aplicativos de celular para facilitar a vida de deficientes visuais, robô para auxiliar na educação de autistas, moda inclusiva, cadeira de rodas motorizada controlada por movimentos da testa, prótese de baixo custo com componentes mecânicos e eletroeletrônicos.

Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
Local:
 Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba
Rua Cristiano Cleopath, 1902 – Bairro dos Alemães
Quando: 10 de novembro, das 9 às 13 horas e das 14 às 16 horas

CPS participa da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania em Piracicaba

Alunos da Etec de Pirassununga promovem ações de voluntariado
Etecs divulgam lista com os locais de exame do Vestibulinho
Alunos de Etec criam aplicativo para entrega de comida para cães
Fatecs divulgam gabarito da prova do Vestibular
Exame do Vestibular das Fatecs será neste domingo, às 13 horas