CPS participa da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania em Piracicaba

Em sua oitava edição, evento realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo traz novamente ao centro dos debates municipais e regionais as questões relacionadas às políticas públicas inclusivas

9 de novembro de 2017 2:57 pm Etec, Fatec, Institucional

Evento traz políticas públicas inclusivas ao centro dos debates l Foto: Gatão Guedes

Nesta sexta-feira, dia 10, Piracicaba recebe a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Em sua oitava edição, o evento, aberto ao público, traz novamente ao centro dos debates municipais e regionais as questões relacionadas às políticas públicas inclusivas.

Mais uma vez, o Centro Paula Souza (CPS) participa da Caravana, representado pela assessora de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Alessandra Costa. Também participam do evento a diretora da Escola Técnica Estadual (Etec) Deputado Ary de Camargo Pedroso, Gabriela Vasconcellos; o diretor da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa, Klauber José Marcelli; além de educadores e estudantes tanto das Etecs quanto da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Piracicaba.

Programação

O tema central deste ano, o papel do Ministério Público e da Defensoria Pública na garantia dos direitos da pessoa com deficiência, será apresentado por representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

O objetivo da iniciativa é demonstrar quais são as ações e os mecanismos legais, no âmbito da estrutura do MPSP e da Defensoria, pelos quais a população com deficiência pode encaminhar suas demandas não atendidas. À tarde, haverá debate com estudantes portadores de deficiência.

Em 2017, a Caravana passou pelos municípios de Barretos, Cruzeiro e Ipaussu.

Cultura inclusiva

Nas Etecs e nas Fatecs, a inclusão começa no processo seletivo. Já na ficha de inscrição, o candidato pode solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame.

Ao ingressar na instituição, o aluno é entrevistado para que sejam definidas as tecnologias assistivas e a metodologia de ensino adequadas. Os professores são constantemente capacitados para atender as necessidades específicas do estudante com deficiência.

Nos últimos cinco anos, foram treinados cerca de 2 mil funcionários em temas como integração, práticas pedagógicas, metodologias de ensino para pessoa com deficiência, tecnologias assistivas, legislação e linguagem de sinais.

A cultura inclusiva também está presente na rotina dos demais alunos da instituição, com seus projetos tecnológicos que anualmente são destaques em feiras de ciência de todo o País. Entre as invenções recentes dos estudantes estão aplicativos de celular para facilitar a vida de deficientes visuais, robô para auxiliar na educação de autistas, moda inclusiva, cadeira de rodas motorizada controlada por movimentos da testa, prótese de baixo custo com componentes mecânicos e eletroeletrônicos.

Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
Local: