CPS na imprensa: confira matérias de destaques no mês de fevereiro

Mais de 400 reportagens informaram sobre as atividades do Centro Paula Souza, além de repercutirem assuntos do momento com professores especialistas da instituição

3 de março de 2023 9:44 am Institucional

Qualidade do ensino foi destaque em veículos de abrangência em todo o país, como o Jornal Nacional, da TV Globo I Foto: Reprodução

O segundo mês do ano trouxe a repercussão de diversas ações promovidas pelo Centro Paula Souza (CPS) em veículos regionais e nacionais. Também mereceram atenção, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de grupos de alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

O coordenador dos Ensinos Médio e Técnico do CPS, Almério Melquíades Araújo, foi entrevistado para a matéria “Ensino profissional ainda tenta se adaptar às novas demandas das empresas“, publicada pelo jornal Valor Econômico. O texto indica que há 25 anos o Paula Souza abre editais convidando empresas a cooperar na adequação dos cursos às principais necessidades dos clusters produtivos paulistas.

Outro destaque do mês foi o Dia das Meninas e Mulheres na Ciência, instituído em 2015 na Assembleia das Nações Unidas e Unesco, e celebrado pela primeira vez em 2016, com o objetivo de promover um alerta sobre a desigualdade de gênero na ciência.

Para chamar a atenção sobre esse tema, o Jornal Nacional produziu matéria com alunas e professoras da Etec Irmã Agostina, da Capital, que desenvolveram embalagem inteligente biodegradável à base de amido de batata inglesa com extrato de betalaínas para controle de qualidade em alimentos.

Também com foco na data, o programa SPTV – 1 edição, da TV Globo, produziu matéria com a aluna de classe descentralizada da Etec de Sapopemba, Ana Beatriz Rodrigues Carvalho, que foi reconhecida pela Nasa como caçadora de asteroides.

O braço robótico que pretende auxiliar a fisioterapia de crianças com paralisia cerebral continuou sendo divulgado na mídia. No último mês, o Jornal da Tarde da TV Cultura, repercutiu o projeto elaborado por alunos da Etec Jaraguá e coordenado pelo professor da unidade Jean Mendes.

Folia

Durante o mês de fevereiro, foram publicadas diversas matérias sobre carnaval, com orientações para prevenção de situações de saúde como desidratação, alimentação e segurança cibernética. Portais como IstoÉ, Exame, Veja São Paulo, Agência Brasil repercutiram as dicas do professor Benedito Petroni, coordenador do curso de Defesa Cibernética da Fatec Jundiaí, para proteção de dados do celular em caso de furto ou roubo do aparelho. Ainda, a Fatec Tatuí recebeu homenagem no samba-enredo da escola Unidos da Vila Maria, como mostra a matéria do G1 Itapetininga e região.

Outro tema de grande repercussão foi o Intercâmbio Cultural do CPS. Diversos veículos regionais noticiaram a viagem dos 260 alunos das Etecs e Fatecs, que embarcaram entre janeiro e fevereiro deste ano, para a Inglaterra e Irlanda:

  • G1 Santos – Jovem de 17 anos que ganhou bolsa para aprender inglês na Irlanda conta as experiências mais marcantes: ‘parecia um filme;
  • TV Tribuna – Estudantes de Etecs do Vale do Ribeira viajam para a Inglaterra;
  • Portal News – Alunos de Fatecs e Etecs da região realizam intercâmbio;
  • G1 Presidente Prudente e região – Do Oeste Paulista para o mundo: alunos de Etecs e Fatecs colecionam experiências em intercâmbio internacional.

Confira outros destaques:

Compartilhe


Veja também