Filtro de Daltonismo

CPS capacita lideranças municipais em parceria com Fundo Social

Iniciativa oferece cursos livres gratuitos focados no fortalecimento de habilidades na área de gestão; público-alvo são primeiras-damas e representantes de fundos sociais

27 de março de 2025 12:00 pm Institucional, Parcerias, Qualificação Profissional

Aula inaugural contou com a participação da primeira-dama do Estado, além de gestores do CPS e do Sebrae-SP | Foto: Reprodução

O Fundo Social de São Paulo lançou uma parceria com o Centro Paula Souza (CPS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP) para oferecer cursos livres gratuitos focados no fortalecimento das habilidades em gestão pública. A iniciativa é direcionada a lideranças municipais, primeiras-damas e representantes de fundos sociais, com o intuito de estimular o desenvolvimento social nas cidades paulistas. Nesta quinta-feira (27), foi realizada uma aula inaugural online para recepcionar os primeiros participantes das capacitações, com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, além do diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias, e do diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.

Dividido em módulos, o conteúdo será ministrado por especialistas do Sebrae-SP e do CPS, sendo que o último atuará por meio da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec). Serão abordados conhecimentos em temas como gestão, redes sociais, inclusão produtiva, estruturação de projetos e outros assuntos relacionados.

Para Cristiane Freitas, a formação oferecerá conteúdos que devem ajudar na ampliação e na promoção do desenvolvimento social no Estado. “Fortalecer quem lidera e capacitar quem precisa. Assim, vamos  aprimorando os processos e construindo um caminho com mais oportunidades”, afirmou.

De acordo com o diretor-superintendente do CPS, a iniciativa consolida uma aliança institucional estratégica, capaz de impulsionar a transformação social nos municípios. “Cada liderança capacitada será um agente de mudança e terá condições de potencializar a eficácia das políticas públicas”, destacou.

‘Inclusão produtiva

Todos os participantes inscritos terão direito a um certificado de conclusão. O cronograma de cursos terá início a partir de 4 de abril. Os conteúdos ficarão acessíveis por meio de links de transmissão na aba de parcerias/curso de gestão, no site oficial do Fundo Social de São Paulo www.fundosocial.sp.gov.br.

“A inclusão produtiva é um dos melhores caminhos para uma sociedade mais igualitária. O Sebrae-SP, por meio do empreendedorismo, soma forças com o Fundo Social do Estado na capacitação dos gestores municipais de fundos sociais para fomentar oportunidades e levar novas perspectivas à vida de pessoas em situação de vulnerabilidade”, acrescentou o diretor-superintendente do Sebrae-SP.

O lançamento da parceria marca os 57 anos de aniversário do Fundo Social de São Paulo, fundado em 27 de março de 1968, representando um avanço em direção a uma gestão cada vez mais eficiente e responsável para promoção do desenvolvimento social no Estado.

Confira os temas abordados em cada módulo:

Sebrae-SP

Soft Skills – Aborda aspectos comportamentais por meio da inteligência emocional, com tópicos sobre autoconhecimento e gestão das emoções, com foco no desenvolvimento da autoconfiança para tomada de decisões.

Inclusão Produtiva – Visa compreender o que é inclusão produtiva e como identificar oportunidades no território, além de refletir sobre o papel do(a) gestor(a) no processo de inclusão produtiva local.

Liderança – As oficinas pretendem aprimorar diferentes habilidades e ampliar os conhecimentos dos participantes na arte de liderar e conquistar resultados para sua organização.

Centro Paula Souza

Imagem Pessoal – Importância da apresentação pessoal e comunicação para fortalecer a credibilidade e as oportunidades no ambiente profissional.

Estruturação de Projetos – Metodologias para planejar e desenvolver projetos eficazes, alinhados às necessidades sociais e econômicas.

Mídias Digitais para Ações de Desenvolvimento Social – Uso estratégico das redes sociais e ferramentas digitais para divulgar e ampliar o impacto de projetos sociais.

Levantamento de Necessidades e Demandas de Municípios – Técnicas para identificar e analisar demandas locais, contribuindo para a implementação de políticas públicas e iniciativas sociais.

Compartilhe


Veja também