CPS firma parceria com Defesa Civil para pesquisa de desastres

Trabalhos começam na Fatec São José dos Campos, que realiza estudos em logística humanitária há dez anos; a ideia é envolver outras unidades no desenvolvimento de soluções e produção de conhecimento

15 de maio de 2020 10:40 am Fatec, Institucional

Curso de extensão universitária da Fatec São José dos Campos já formou centenas de agentes da Defesa Civil e bombeiros l Foto: Divulgação

Nesta semana, o Centro Paula Souza (CPS) firmou uma parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil para a implantação do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José dos Campos. Há dez anos, professores e estudantes da unidade se empenham em produzir conhecimento e soluções tecnológicas para atendimento às vítimas de deslizamentos, enchentes e outras modalidades de catástrofes naturais – a chamada logística humanitária.

“Com os conhecimentos e habilidades dos nossos professores e alunos, queremos contribuir para o aprimoramento do trabalho de profissionais que atuam na prevenção e socorro a desastres naturais em todo o Estado de São Paulo, salvando vidas, minimizando prejuízos e recuperando áreas atingidas”, afirma a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá.

Uma das responsáveis pelo projeto na Fatec, a professora do curso superior tecnológico de Logística, Vera Monteiro, está entre as pesquisadoras da faculdade que se dedicam há uma década a estudar o assunto. Em parceria com o Ceped da Universidade de São Paulo (USP), ela promove periodicamente o curso de extensão universitária Logística Aplicada em Operações Humanitárias e Desastres Naturais, pelo qual já passaram centenas de agentes da Defesa Civil, bombeiros, policiais militares, voluntários da Cruz Vermelha e integrantes de organizações não governamentais.

Vera explica que a iniciativa começa no Vale do Paraíba, mas deve beneficiar toda a população paulista. “Esperamos envolver outras Fatecs em diferentes regiões para que sejam desenvolvidas, de forma interdisciplinar, capacitações, pesquisas e soluções tecnológicas que otimizem os recursos do Governo do Estado e aumentem a eficiência no enfrentamento de chuvas, enchentes e deslizamentos.”