CPS e Brazucah promovem cinco palestras sobre cinema

Entre os temas que serão debatidos estão o aspecto internacional da produção brasileira, filmes infantis, novos meios tecnológicos de produção audiovisual, entre outros

27 de outubro de 2021 10:38 am Institucional, Parcerias

Serão dois dias de evento, com encontros sobre diferentes faces da produção audiovisual I Foto: Pexels/Tima Miroshnichenko

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Brazucah Produções

O Circuito virtual de palestras: cinema brasileiro – uma reflexão sobre o contemporâneo está de volta com cinco encontros gratuitos. A programação aborda o aspecto internacional da produção brasileira, analisa as representações da experiência escolar e da prática docente, apresenta um panorama curatorial sobre filmes infantis, reflete sobre a participação das mulheres na produção cinematográfica a partir da Retomada, além de provocar a plateia sobre novos meios tecnológicos de produção audiovisual. A parceria entre a Brazucah Produções e o Centro Paula Souza (CPS) tem como foco estudantes, professores e demais pessoas interessadas no processo criativo do audiovisual nacional.

“Este é o sétimo mês do circuito de palestras e coorganizar este projeto tem sido muito enriquecedor. Os docentes têm aplicado as palestras em suas aulas e professores de outras instituições também participam com seus alunos”, comenta a coordenadora de projetos do eixo de Produção Cultural e Design da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, Ana Raquel Satim. “É muito bom ver o trabalho da Cetec Capacitações impactando o público”, completa.

Nesta quinta-feira (28), às 10 horas, ocorre a palestra Cinema Brasileiro e a Internacionalização, conduzida pelo diretor e roteirista colombiano Juan Zapata. Ele dirigiu cinco documentários para o cinema, duas séries de televisão e dois longas-metragens premiados, incluindo Simone (2013), que conquistou o prêmio de Melhor Fotografia no Los Angeles Brazilian Film Festival, em 2015, e Another Forever (2016), premiado como Melhor Filme Estrangeiro no Los Angeles Independent Film Festival Awards, em 2016.

Para emissão de certificado, é necessário se inscrever gratuitamente pelo site, até a data de cada atividade. Todas as palestras deste mês serão transmitidas ao vivo pelos canais do YouTube da Cetec e do Cine Autorama.

Os encontros virtuais foram abertos em 27 de abril com a palestra Panorama do Cinema Brasileiro Contemporâneo, ministrada pela cineasta Anna Muylaert. O bate-papo com ela está disponível no YouTube.

“Estamos orgulhosos por reunir esses profissionais super talentosos para conduzirem as nossas atividades de outubro. Sem dúvida serão muitas horas de reflexão e compartilhamentos de vivências sobre o audiovisual, setor tão importante para a cultura e a economia do país”, declara a sócia e fundadora da Brazucah Produções, Cynthia Alario.

Até novembro, terão sido ministradas 35 palestras sobre diversos aspectos da produção audiovisual.

Confira abaixo a programação completa do mês de outubro:

• 10 horas: Cinema Brasileiro e a internacionalização

Palestrante: Juan Zapata, diretor e roteirista colombiano com experiência internacional e responsável pelos filmes Simone (2013), Another Forever (2016), entre outros.

• 16 horas: Cultura das humanidades: obsolescência ou resistência? uma questão refletida no cinema

Palestrante: Robson Braga, sociólogo e doutor em Educação.

• 10 horas: Cinema Infantil no Brasil

Palestrante: Luiza Lins, produtora cultural com atuação no audiovisual para a infância e responsável pela Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

• 14 horas: Mulheres no Cinema Brasileiro

Palestrante: Luiza Lusvarghi, pós-doutora em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), autora do livro O Crime como Gênero na Ficção Audiovisual da América Latina (2018) e membra da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

• 16 horas: Cinemastê: o cinema que habita em mim, saúda o cinema que habita você

Palestrante: Wellington Darwin, cineasta, poeta e historiador com grande experiência no cinema experimental e autor do artigo “Manifesto do cinema do caos: onde o cinema é sujeito”.