CPS e Amazon firmam parceria sobre computação em nuvem

Alunos de Etecs e Fatecs terão acesso a ambientes de aprendizagem para estudar uma série de conteúdos e conhecer de perto como funciona plataforma de serviços em nuvem da empresa

22 de novembro de 2019 7:01 pm Etec, Fatec, Institucional

Governador João Doria e a Secretária Patricia Ellen, durante assinatura do acordo de colaboração | Foto: Governo do Estado de São Paulo

Com informações da Secretaria de Comunicação (Secom)

O Governador João Doria assinou um acordo de colaboração entre o Centro Paula Souza e a AWS, para oferecer acesso ao ambiente de aprendizagem virtual da AWS, plataforma de serviços de computação em nuvem da Amazon, para todos os alunos do Centro Paula Souza, sobretudo os do eixo de Tecnologia e Comunicação.

“Assinamos um acordo envolvendo o trabalho do Centro Paula Souza e da AWS para um programa que disponibiliza acesso a tecnologias para os estudantes das Fatecs e das Etecs. Estamos levando aos alunos o que há de mais moderno na área de tecnologia sendo desenvolvido no mundo”, disse Doria na sexta-feira (22), seu terceiro dia de agenda nos Estados Unidos. “O programa está em processo de treinamento e começa oficialmente em primeiro de janeiro de 2020”, anunciou.

As primeiras Etecs e Fatecs a serem beneficiadas serão definidas em plano de trabalho que será elaborado, a partir da assinatura desta parceria. Cerca de 200 professores e 20 mil alunos devem ser beneficiados na primeira etapa do projeto.

“Com a AWS vamos ter um ambiente de aprendizado virtual, focado na computação em nuvem. Nossos alunos terão acesso a essa computação em nuvem. Além disso, a AWS respondeu ao edital do Minha Chance, e estamos trabalhando juntos na customização e formação de cursos de computação em nuvem para novas tecnologias”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen. “Já estamos inclusive começando um piloto para nossos jovens do ensino médio, pelo programa Novotec Expresso”, disse.

A empresa respondeu ao edital para customização de cursos técnicos voltados a tecnologia e empregabilidade. Os futuros cursos irão impactar milhares de jovens e adultos de toda a cadeia produtiva de datacenter e tecnologia.

No caso dos cursos do Novotec Expresso, o currículo da qualificação profissional de computação em nuvem, de 200 horas, oferecida aos alunos de escolas estaduais, também está sendo construído numa parceria do CPS e da AWS.

“É muito importante que nossos alunos e professores conheçam e sejam qualificados para trabalhar com essas ferramentas e serviços que a Amazon oferece a seus clientes”, disse a vice-diretora-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco.  

Compartilhe


Veja também