COP 28 nas salas de aula: discussões, sugestões e soluções práticas

Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas é objeto de estudo nas Fatecs Campinas e Franco da Rocha; em Taubaté, alunos adaptaram carro elétrico

5 de dezembro de 2023 12:47 pm Institucional

Três pilares da COP28 são eliminação de combustíveis fósseis, estímulo ao financiamento e balanço de emissões | Foto: Divulgação

A vigésima nona edição da Conferência das Partes (COP28) reúne os países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) entre os dias 30 de novembro e 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Mas as discussões sobre as mudanças climáticas vão além dos limites da cúpula e já fazem parte da rotina de estudos dos alunos das Fatecs Campinas, Franco da Rocha e Taubaté.

Os três pilares centrais da conferência anual são: eliminação progressiva dos combustíveis fósseis, principalmente nos setores de óleo e gás, intensificando esforços rumo a uma transição menos poluente; uma nova abordagem que estimule o financiamento climático, e o balanço global de emissões. Assuntos discutidos diariamente no curso superior tecnológico em Gestão de Energia e Eficiência Energética (GEEE), das Fatecs Campinas e Franco da Rocha.

“Os professores fazem leitura de documentos e notícias selecionados de acordo com a disciplina que ministram. A busca por energias renováveis, o mercado de créditos de carbono e a transição energética para economia de baixo carbono são objeto de estudo e discussões”, explica o diretor da Fatec Franco da Rocha, Paulo Hélio Kanayama.

A eliminação progressiva dos combustíveis fósseis é estudada na disciplina energias renováveis: biomassa, onde são abordadas as rotas de produção de biodiesel, etanol e hidrogênio verde, combustíveis que podem substituir aqueles de origem fóssil. No mesmo curso, a disciplina energia e ambiente contempla abordagens que estimulam o financiamento climático.

“Os alunos aprendem os argumentos do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, incluindo as opções de mitigação e adaptação.. Eles conhecem bem as implicações para o sistema climático da elevação da temperatura acima do nível de 1,5 grau celsius até no máximo 2 graus”, explica o diretor.

Carro híbrido

Na Fatec Taubaté, a aproximação da COP28 coincide com a transformação de um veículo a gasolina em elétrico, que pode eliminar em até 100% a geração de gás carbônico. A experiência é feita pelos alunos do curso de Eletrônica Automotiva e Industrial, em parceria com a empresa Hybrid He-Controls, que entregou um veículo Effa para adaptação

“Tivemos um primeiro momento de brainstorming de ideias entre alunos, professores e colaboradores da empresa. Passamos então aos desenhos, inclusive uma réplica do motor elétrico que foi impresso em 3D na Fatec. Estamos no momento de montagem e, ainda em dezembro, devemos começar os testes”, explica o diretor Michel Robert Veiga.

Na primeira fase, o veículo está em conversão para híbrido, com uma estimativa de redução de poluentes e combustível em 30% para uso rodoviário e urbano. Na segunda fase, o veículo receberá uma bateria para uso urbano totalmente elétrico, o que levará a uma redução de poluentes em 100% em trecho urbano.

Vestibular

As inscrições para o processo seletivo das Fatecs podem ser feitas até 12 de dezembro, pelo site vestibularfatec.com.br. São oferecidas 19.445 vagas distribuídas entre as unidades de todo o Estado de São Paulo. Deste total, 14.581 são destinadas ao Vestibular e 4.864 vagas aos candidatos do Provão Paulista. São 93 opções em cursos superiores de tecnologia, que têm duração mínima de três anos.

Compartilhe


Veja também