Conselho Regional de Química premia Etec de Franca e Fatec de Jaboticabal

Duas unidades do Centro Paula Souza receberam o prêmio do Conselho Regional de Química – IV Região: a Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Carmelino Corrêa Junior, de Franca, e a Faculdade de Tecnologia do Estado […]

11 de junho de 2014 3:09 pm Institucional

Duas unidades do Centro Paula Souza receberam o prêmio do Conselho Regional de Química – IV Região: a Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Carmelino Corrêa Junior, de Franca, e a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Nilo de Stéfani, de Jaboticabal.

A unidade de Franca foi premiada pelo trabalho “Pele humana para transplantes e testes farmacológicos”, da aluna Ângela Ferreira de Oliveira, orientado pela professora Joana D’Arc Feliz de Sousa. Já a Fatec participou da premiação com o projeto “Clarificação por filtração tangencial em membrana cerâmica e uso de carvão ativado como alternativa na produção de caldo de cana de elevada qualidade”, desenvolvido pelos estudantes Mateus Ferreira, Jéssica Bilato e Juliana da Silva, orientados por Marcelo Henrique Armoa.

Em 2013, Etec de Taquaritinga saiu vitoriosa com o projeto “Obtenção de Celulose a partir da Casca do Coco Verde”

De acordo com os organizadores, o concurso tem o objetivo de estimular a pesquisa entre os estudantes de cursos técnicos e superiores da área química. É dividido em quatro categorias: Engenharia da Área Química, Química de Nível Superior, Química de Nível Superior com Tecnologia e Química de Nível Médio. Os participantes devem estar matriculados em escolas de São Paulo cadastradas no Conselho e apresentar um trabalho (monografias, trabalhos de pesquisa ou técnicos), produzido sob a orientação de um professor de química ou profissional que atue na área que é objeto do trabalho.

A Etec foi premiada na categoria Química de Nível Médio e a Fatec, em Química de Nível Superior com Tecnologia. As demais instituições vencedoras foram a Universidade Federal de São Paulo (Química de Nível Superior) e o Centro Universitário do Norte Paulista (Engenharia da Área Química). Os autores dos melhores trabalhos em cada modalidade receberam R$ 10 mil e certificados. Seus orientadores foram premiados com R$ 4,6 mil.

Fórum

O Conselho Regional de Química também sediou nesta semana o Fórum de Educação Profissional do Estado de São Paulo (Fepesp), organizado pelo Centro Paula Souza e por outras entidades do setor. O evento teve como tema A Educação Profissional e a Inovação Tecnológica e contou com a presença da diretora superintendente da instituição, Laura Laganá.