Conheça projetos vencedores do HackaTrouble contra a Covid-19

Soluções tecnológicas pretendem enfrentar desafios impostos pela pandemia nas áreas de saúde, mobilidade, negócios e social; vencedores serão convidados a desenvolver seus projetos e entregá-los à sociedade

23 de abril de 2020 1:17 pm Etec, Fatec, Institucional

Vencedores do HackaTrouble foram anunciados durante live feita pelos organizadores na noite de segunda-feira (20) | Foto: Divulgação

O Centro Paula Souza (CPS), em parceria com a associação SAE Brasil e as multinacionais Amazon Web Services (AWS), Shawee e Mural, divulga os 12 projetos vencedores do HackaTrouble. A competição virtual de programação reuniu no último fim de semana cerca de 400 participantes, divididos em 100 equipes. A iniciativa teve como objetivo propor e desenvolver soluções tecnológicas para enfrentar desafios impostos pelo novo coronavírus nas áreas de saúde, mobilidade, negócios e social. Conheça os vencedores:

Categoria Saúde

E-Atenção – plataforma para conectar profissionais de saúde por meio de videoconferências com pessoas que precisam de atendimento médico para avaliação de sintomas ou acompanhamento de rotina, passando pelo mesmo processo de triagem e fluxo de um atendimento pessoal. Equipe: Manuel da Silva Junior (líder), Júlia Maria de Oliveira Camargo, Pedro Martins Feliciano, Renato Aguiar Castellani e Vanessa Pereira Gomes.

MED Ctrl – sistema de gestão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), suprimentos e outros recursos hospitalares com o intuito de não deixar faltar itens essenciais para prevenção e tratamento da Covid19 em instituições de saúde. O custo ficaria sob responsabilidade dos fornecedores, em benefício das entidades hospitalares. Equipe: Hilton Ricardo de Sousa (líder), Daniel da Silva, Gustavo de Melo Corrente, Milton Sérgio de Oliveira Júnior e Silvio Carvalho de Souza.

Atitude – programa de atendimento médico online para auxiliar médicos e pacientes durante a quarentena, evitando o contato físico e a propagação do vírus. O usuário insere seus dados e sintomas para triagem de uma possível identificação do coronavírus antes de ser encaminhado para uma consulta via chat com um médico cadastrado no sistema. Equipe: Leandra Iriane Mattos (líder), Caio Freitas da Silva, Gabriel de Jesus Pinheiro e William Marques Araújo de Oliveira.

Categoria Mobilidade

Kolibri – plataforma digital para ajudar compradores e vendedores de EPIs de todo o País a se conectarem com transportadores de carga aérea, visando à utilização de aeronaves que ficaram ociosas por conta da pandemia. Equipe: Luís Felipe Gomes Molina (líder), Allan Silva Domingues, Gabriel Marcondes Lopes da Silva, Guilherme Claudino e Silva e Marcos Silva de Luca.

VádeBus – solução que pretende organizar o fluxo de passageiros de ônibus por meio de um aplicativo em que o usuário agenda e paga a passagem. A partir de então, é gerado um QR Code que libera a entrada no veículo. Cada agendamento é enviado para a empresa de transporte, que organiza as frotas de acordo com a demanda. Equipe: Victor Henrique Vicaria Brilhante (líder), Felipe Dayvison da Silva, Gusthavo Santos e Jeanluca Moreno.

DuzzClean – controlador de higiene de veículos, que fará uma análise de quanto o ambiente interno está sendo higienizado. O sistema permitirá a motoristas de táxis e aplicativos controlar a limpeza do carro e compartilhá-la com os usuários. Equipe: João Pablo Souza Mariz (líder), Diego Emanuel Falcão Chaves, Jonas Fonseca Duarte e Matheus Henrique Ozório.

Categoria Negócios

Mercado Futuro – plataforma em que pequenos negócios poderão ter acesso a dinheiro de forma rápida por intermédio da venda de vouchers pré-pagos. O cliente programa suas compras futuras, ajudando a valorizar os microempreendimentos, além de ganhar bônus superiores ao rendimento da poupança. Equipe: João Paulo Domingos Terrazam (líder), Daniel de Moura Rego Araújo, Marília Gabriela Soares, Rodrigo Pauletti e Thainá Monteiro Ferreira.

Lavora – sistema online que apoia microempreendedores individuais (MEIs) no atendimento a demandas por EPIs e serviços de saúde. A plataforma distribui os pedidos em pacotes compatíveis com as capacidades produtivas dos MEIs regionais, reduzindo o tempo de produção e entrega de equipamentos. Equipe: Renan Augusto Cardoso (líder), Gustavo Nogueira Nóbrega, Regina Baptista Barcellos, Renan Guedes de Pinho e Suelen Cristina Batista da Silva. 

Feirinha Online – plataforma que visa criar lojas online e conexões entre comerciantes e consumidores, estimulando o comércio local e evitando grandes deslocamentos, nos moldes de uma feira de bairro presencial. Equipe: Pedro Henrique de Melo Andrade (líder), Felipe Carneiro da Silva, Hugo de Oliveira Passos, Jéssika Mayumi Fujimura e Rogesson Barboza Souza.

Categoria Social

RoçaEats – plataforma de comunicação entre produtores rurais, instituições assistenciais e líderes comunitários com o objetivo de direcionar excedentes de produção agrícola para doação, combatendo o desperdício e a fome. Equipe: Ingrid Silva Baroni (líder), Henrique Paulo Bonfim, Luiz Henrique Nery, Robeilton Souza da Silva e Simone Silotti.

Health2Share – solução para auxiliar idosos a se manterem em casa durante a quarentena, fornecendo serviços gratuitos. O aplicativo permitirá que os assistidos peçam ajuda e sejam auxiliados por apoiadores voluntários. Equipe: João Marcos Gonçalves Barbosa (líder), Helder de Oliveira Gomes Filho, Igor Ferreira Ferrani e Luiz Couto Meirelles Júnior.

Letters2Tomorrowprojeto visa resgatar o costume de enviar e receber cartas para entreter os idosos durante o isolamento, por meio de uma plataforma virtual simples e intuitiva que contará com um banco de histórias. Equipe: Ana Vitória Einchenberger Teixeira (líder), Guilherme Moisés de Oliveira Brito e Jonas Bonfá Pelegrina.

Virada tecnológica

Totalmente online, a maratona teve 48 horas ininterruptas de duração e envolveu estudantes e ex-alunos de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, bem como de outras instituições, além de educadores, programadores, desenvolvedores, empreendedores, designers e demais interessados de diversas áreas de conhecimento.

Formadas por três a cinco participantes, as equipes receberam tutoria e mentoria de mais de 100 profissionais do mercado, especialistas e professores que atuam como agentes regionais da Assessoria de Inovação do Centro Paula Souza (Inova CPS). As atividades foram desenvolvidas na plataforma da AWS utilizando os sistemas de gestão da Shawee e de brainstorming da Mural.

Os grupos que apresentaram as melhores ideias, de acordo com a avaliação de um comitê de jurados, receberão prêmios e serão convidados a desenvolver seus projetos com auxílio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) durante quatro semanas, para entregar o produto à sociedade sem nenhum custo.

Eles terão ainda a oportunidade de visitar os laboratórios de inovação de empresas apoiadoras, como Mercedes Benz, Pricewaterhousecoopers e TruckPad. Cada equipe receberá um voucher de R$ 1 mil para custear as despesas da visita. As propostas também serão avaliadas para participar de programas de fomento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Compartilhe


Veja também