Conheça as vantagens e diferenciais dos cursos tecnológicos

Conheça As Vantagens E Diferenciais Dos Cursos Tecnológicos
Crédito: Gastão Guedes | São mais de 15 mil vagas para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o segundo semestre de 2017

A conclusão do Ensino Médio abre uma série de possibilidades para o futuro. Se a escolha for continuar estudando, é importante conhecer as modalidades oferecidas e entender qual delas atende melhor às expectativas do estudante. As opções mais conhecidas do ensino superior são os cursos de bacharelado e licenciatura, mas a graduação tecnológica é cada vez mais procurada pelos estudantes e pelo mercado.

Os cursos tecnológicos são hoje a escolha de 13% dos estudantes brasileiros. Mais de 1 milhão estão matriculados nas 6 mil graduações do tipo em todo o País, segundo o Censo do Ensino Superior 2015 do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação. Também é uma opção em alta nos últimos anos: entre 2005 e 2015, o número de concluintes do ensino tecnológico registrou a maior alta da Educação Superior, tendo crescido cinco vezes.

Essa modalidade é organizada de modo a atender as demandas do setor produtivo. Portanto, é indicada para quem tem mais clareza a respeito da área em que pretende atuar, pois o aluno terá uma visão mais aprofundada sobre determinado ramo, ao contrário do bacharelado, que oferece uma formação mais ampla e generalista.

Outras diferenças são a duração dos cursos e a grade curricular. No bacharelado, os cursos têm duração média de quatro a seis anos, enquanto nos tecnológicos, duram entre dois e três anos. A grade curricular do tecnológico é composta de mais matérias práticas, enquanto a do bacharelado tem mais disciplinas teóricas.

Qualidade e excelência

“Os cursos superiores de tecnologia permitem o ingresso mais rápido no mundo do trabalho e as Fatecs possuem o grande diferencial na qualidade e excelência desse tipo de ensino”, diz o coordenador de Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza, André Macêdo. “Esse diferencial é reconhecido pelas indústrias, empresas e demais setores da economia, o que agiliza a absorção de nossos egressos no mercado de trabalho.”

A alta empregabilidade é uma das vantagens desse tipo de graduação. Mais de 90% dos tecnólogos do País estão empregados, segundo pesquisa de qualificação profissional desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2016. O índice de empregabilidade dos tecnólogos formados pelas Fatecs é de 92% até um ano após a conclusão do curso.

Formação constante

“No Estado de São Paulo, há uma acentuada procura pelos cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Gestão Empresarial, Construção Civil e outros voltados à área de Mecânica e Eletrônica, porém, a demanda dependerá das características socioeconômicas da região e seu entorno”, afirma Macêdo. Segundo ele, qualquer que seja a área escolhida, é importante ter em mente que a formação se dá ao longo de toda a vida e não deve se encerrar na graduação. Os profissionais precisam levar em conta que o mercado atualmente é muito dinâmico.

Tanto os cursos tecnológicos quanto os bacharelados e licenciaturas permitem a realização de uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) ou lato sensu (especialização). Também possibilitam a participação em concursos públicos que exijam curso superior.

O Centro Paula Souza tem hoje 66 Fatecs distribuídas em 60 municípios paulistas. As inscrições para o vestibular continuam abertas até o dia 12 de junho. A prova será realizada no dia 2 de julho. Para mais informações, acesse o site do Vestibular Fatec.

Confira gabarito do exame dos cursos EaD na modalidade aberta
Exame do Vestibulinho das Etecs deste domingo, 16, começa às 13h30
Fatecs divulgam retificação no gabarito do Vestibular para 2019
Etec Sebrae conquista edição 2018 do prêmio Miniempresa