Congresso internacional debate metodologias ativas de aprendizagem no CPS

O Centro Paula Souza (CPS) sedia até sábado, dia 10, o PBL 2016 (Problem-Based Learning, na sigla em inglês), congresso internacional que discute inovações na educação, organizado pela Rede Pan-Americana de Aprendizagem Baseada em Problemas. […]

8 de setembro de 2016 9:55 am Institucional

Crédito: Divulgação

O Centro Paula Souza (CPS) sedia até sábado, dia 10, o PBL 2016 (Problem-Based Learning, na sigla em inglês), congresso internacional que discute inovações na educação, organizado pela Rede Pan-Americana de Aprendizagem Baseada em Problemas. O evento é destinado a profissionais interessados em ampliar e aprofundar conhecimentos sobre metodologias ativas na educação básica e superior. Os painéis ocorrem de 8 a 10 de setembro no auditório verde do prédio de capacitação do CPS, em São Paulo.

A abordagem leva em conta a experiência de especialistas e estudiosos da área, atuantes em instituições brasileiras e internacionais, como representantes da Universidade de São Paulo (USP), Samford University, dos Estados Unidos, e outras escolas da Europa, Ásia e Oceania, que buscam explorar novos e mais eficientes sistemas para aproximar os estudantes do conhecimento por meio de uma prática ativa. A conferência foi realizada no país pela última vez em 2010.

“O assunto principal do PBL é o aprendizado ativo com base em resolução de problemas. Aqui no Centro Paula Souza nós trabalhamos isso. Temos uma quantidade relativamente grande de projetos em que se coloca o aluno dentro da prática, em uma experiência atuante”, pontua Lucília Guerra, membro do Comitê Executivo do congresso e responsável pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão do Centro Paula Souza.

O estímulo à formulação de projetos e soluções para demandas reais do cotidiano e do mercado são constantes nas unidades administradas pela instituição e geram frutos palpáveis – soluções domésticas, aplicativos informatizados, equipamentos inovadores, descobertas científicas e empresas – apresentados à sociedade anualmente, em outubro, na Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a Feteps.

À frente da equipe que busca a constante qualificação do corpo docente do CPS, Lucilia crê que aprimorar os métodos de ensino é uma demanda atual da educação em todo o mundo. “O conteúdo já está à disposição. É preciso saber transmiti-lo a partir do uso da metodologia correta. A descoberta de várias formas de aprender e de ensinar é o que se discute hoje no Centro Paula Souza e tem total conexão com o tema em debate.”

É possível conferir a programação completa do PBL 2016 no link.

Compartilhe


Veja também