Congresso debate ensino da língua estrangeira no Centro Paula Souza

Termina nesta quarta-feira, 21 de setembro, o  3º Congresso Brasileiro de Língua Estrangeira na Formação Técnica e Tecnológica, realizado pelo Centro Paula Souza. A iniciativa destinada a professores de idiomas de cursos profissionalizantes tem duração […]

20 de setembro de 2016 10:08 am Institucional

Crédito: Divulgação | Para Mariane Teixeira, coordenadora de Inglês da Unidade de Ensino Superior do CPS, é uma das organizadoras do evento

Termina nesta quarta-feira, 21 de setembro, o  3º Congresso Brasileiro de Língua Estrangeira na Formação Técnica e Tecnológica, realizado pelo Centro Paula Souza. A iniciativa destinada a professores de idiomas de cursos profissionalizantes tem duração de dois dias. Ontem, durante a abertura  do evento, a coordenadora da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza, Mariluci Alves Martino, destacou a relevância do tema. “A questão do idioma está na ordem do dia, considerando a complexidade com que lidamos com o conhecimento sem fronteiras. Temos de provocar o debate”, disse.

Dividido em mesas, debates, workshops, minicursos e exposições, o congresso recebeu como participantes docentes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), institutos federais de vários locais do País e outras instituições de ensino. O evento aborda os ensinos dos idiomas inglês, espanhol, francês, italiano e português como língua estrangeira.

“O principal objetivo da iniciativa é estimular a retomada da discussão do papel da língua no Ensino Técnico e Tecnológico e de como é possível modernizar o aprendizado para esses alunos, que não aprendem mais como antigamente”, diz Mariane Teixeira, coordenadora de projetos da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza.

Especialistas

Os palestrantes são especialistas no ensino de idiomas, como professores das Fatecs, Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Federal e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), que abordarão temas como o papel do professor de idiomas nos processos de internacionalização institucional e materiais didáticos e novas tecnologias nas aulas de inglês.

Em outros ambientes do prédio da Capacitação da Administração Central, os inscritos participam de workshops sobre letramento digital, uso de tecnologias digitais, componente intercultural, entre outros temas. Professores também estão apresentando trabalhos acadêmicos e pôsteres. Os artigos produzidos serão reunidos na página do programa na internet. Confira a programação no site.
Acompanhe o evento em streaming pela internet:

Quarta, dia 21 – 9 às 13 horas – Mesas e debates
Quarta, dia 21 – 9 às 10 horas – Palestra “O ensino de espanhol para fins específicos”

Congresso debate ensino da língua estrangeira no Centro Paula Souza

Compartilhe


Veja também