Filtro de Daltonismo

Confira conquistas que marcam a comemoração dos 55 anos do CPS

Governo de São Paulo criou mais oito Etecs e Fatecs nos últimos dois anos, além de 21 novos cursos para atender às demandas de um mercado em constante evolução

6 de outubro de 2024 8:18 am Etec, Fatec, Institucional

Governador Tarcísio de Freitas conversa com alunos durante inauguração da nova sede da Etec e Fatec Sumaré | Foto: Gilberto Marques

Com uma trajetória pautada pela inovação, neste dia 6 de outubro, o Centro Paula Souza (CPS) comemora 55 anos frente a diversos avanços que reforçam o protagonismo das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de excelência à população do Estado de São Paulo.

Entre 2023 e outubro de 2024, o Governo de São Paulo criou oito novas unidades do CPS, sendo quatro Etecs e quatro Fatecs. As novas Etecs foram implantadas em Bragança Paulista, Cravinhos, Guaíra e Sumaré. Enquanto as Fatecs estão localizadas na zona norte da Capital (Fatec de Esportes), Itapevi, Votorantim e Embu das Artes. As três primeiras já estão em operação e a última deverá iniciar as atividades em 2025. Para o segundo semestre de 2024, está prevista a criação da Fatec Atibaia, que iniciou as aulas em agosto. Além disso, foi inaugurada em junho a nova sede que abriga a Etec e a Fatec Sumaré.

Também foram criados 21 novos cursos, sendo 14 técnicos e de especialização técnica nas Etecs e 7 nas Fatecs. As novas formações técnicas são Condomínio, Equipamentos Biomédicos, Veterinária, e Viticultura e Enologia. Já nas Fatecs, as novidades são Gestão de Empreendimentos Gastronômicos, Gestão de Logística Integrada, Gestão Desportiva e de Lazer, Gestão de Comércio Eletrônico, Gestão de Negócios e Pessoas, Paisagismo e Jardinagem, e Produção Cultural.

Conexão com o trabalho

Outro destaque é o CPS Carreiras, que dispõe de uma plataforma digital para conectar estudantes com o mercado de trabalho. Lançado no último mês de agosto, o banco de dados inteligente já contabiliza mais de 26 mil alunos ativos e 450 parceiros cadastrados. Na área internacional, o Intercâmbio Cultural do CPS levou 656 alunos, entre 2023 e 2024, para estudar no exterior, durante quatro semanas, com todas as despesas custeadas pelo Estado. Em 2025, serão contemplados mais 333 jovens, que farão cursos de língua inglesa ou espanhola em instituições de ensino da Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda.

A volta ao formato presencial da Feira Tecnológica do CPS (Feteps) é mais uma iniciativa que deixa sua marca nos 55 anos da instituição. Consagrada entre as maiores mostras de inovações acadêmicas do País, a 15ª Feteps contou com cerca de 130 trabalhos expostos e recebeu mais de 20 mil visitantes, entre os dias 19 e 22 de agosto, no São Paulo Expo, na Capital.

A adesão do CPS ao Provão Paulista é outra iniciativa que está fazendo a diferença na vida de milhares de jovens de escolas públicas que buscam na educação superior o caminho para um futuro com melhores oportunidades. Lançada pelo Governo de São Paulo, em 2023, a avaliação seriada permitiu o acesso de alunos das Etecs, das redes municipais e da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) a 15 mil vagas em cursos nas Fatecs e nas universidades estaduais paulistas. Para 2025, estão disponíveis mais 15 mil vagas.

A novidade mais recente é a aprovação do curso de doutorado em Educação Profissional do CPS, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), que ocorreu em setembro. O próximo passo será a homologação pelo Conselho Nacional de Educação para lançamento do edital da primeira turma, consolidando o compromisso da instituição com a formação de excelência para o setor educacional.

Compartilhe


Veja também