Prorrogada inscrição de concurso culinário para professor de Etecs

Prazo de inscrição vai até 14 de julho; interessados em participar da competição devem apresentar receita de risoto, que será avaliada por critérios como originalidade e simplicidade na execução

19 de junho de 2019 1:29 pm Etec, Institucional

Risoto autoral de funcho, presunto de parma e noz pecã foi a receita vencedora do concurso de 2017 | Foto: Divulgação

Atualizado em 19 de junho.

Foram prorrogadas até 14 de julho as inscrições para o concurso CPS & Icif : O risoto que te leva para a Itália. Resultado da parceria do Centro Paula Souza (CPS) com o Italian Culinary Institute for Foreigners, a iniciativa oferece uma bolsa de estudos na região de Piemonte. Podem participar da competição, os professores dos cursos técnicos, integrados ao Médio e os na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Cozinha, Nutrição e Dietética, Alimentos e Eventos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet.

Os educadores interessados na competição devem apresentar uma receita original do tradicional prato italiano, conforme o regulamento que está no edital. Seis finalistas serão selecionados para preparar suas criações na etapa final, a ser realizada no segundo semestre na Etec Santa Ifigênia, na Capital. Eles serão avaliados a partir de critérios como originalidade, simplicidade na execução e clareza da receita.

Como prêmio, o vencedor estudará por até três meses na sede do instituto parceiro, na região de Piemonte, na Itália, em 2020. A bolsa cobre também passagens aéreas, hospedagem e alimentação durante o período de aulas. O professor poderá optar ainda por realizar um estágio em restaurante.

Integração internacional

Pela primeira vez a Assessoria de Relações Internacionais (ArInter) do Centro Paula Souza (CPS) organiza um concurso de culinária para premiar professores da instituição. A intenção é promover a cooperação internacional e o intercâmbio acadêmico, que terá reflexo nas salas de aulas das Etecs. Em anos anteriores, as alunas Mariane Fausto Félix, da Etec Júlio de Mesquita, de Santo André, e Thayná Cruz, da Etec Carlos de Campos, da Capital, receberam bolsas de estudos pelo Icif depois de participarem de desafios de culinária.